facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

17 de Janeiro de 2013, 15h:59 - A | A

NACIONAL / PRA SEGURAR INFLAÇÃO

Governo manda adicionar 25% de etanol na gasolina nacional

O secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, confirmou que a produção de etanol será suficiente para atender a demanda.

FOLHA.COM



 

O percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, possivelmente no mês de abril, disse a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, nesta quinta-feira (17). De acordo com Chambriard, o aumento deverá ocorrer após o fim da safra da cana-de-açúcar, que ocorre em março. Assim, as usinas terão oferta de etanol a partir de abril. "Temos que confirmar a safra, mas estamos achando que sim."
 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Chambriard falou com a imprensa no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), durante evento de lançamento de navio petroleiro Rômulo Almeida, da Transpetro --subsidiária da Petrobras. O navio é o quarto de uma encomenda de 49 navios do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da estatal.


Após a declaração da diretora-geral da ANP, o secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, confirmou que a produção de etanol será suficiente para atender a demanda.


"A safra está andando bem e o clima está ajudando. Em fevereiro ou março o governo vai analisar a produção e decidir se o aumento será antecipado para abril ou se ficará para junho", disse. O aumento na mistura é planejado pelo governo para aliviar o impacto na inflação de um eventual reajuste no preço da gasolina.
 

O governo diminuiu de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina em outubro de 2011 devido a uma quebra da safra de cana-de-açúcar pelo tempo adverso no Centro-Sul e por investimentos insuficientes nos canaviais.


IMPORTAÇÃO


As importações de gasolina dispararam no ano passado, somando 3,78 bilhões de litros --um volume 70% superior ao de 2011. Essas compras externas fizeram o país gastar US$ 2,91 bilhões com esse combustível. No ano anterior, o gasto havia sido de US$ 1,6 bilhão.

A Petrobras defende o aumento da mistura com o objetivo de reduzir a necessidade de importação de gasolina, que onera o caixa da companhia. A empresa tem amargado sucessivas perdas financeiras porque importa a a gasolina a preços internacionais e vende nas refinarias a preço doméstico, com defasagem em relação ao mercado externo.


CANA-DE-AÇÚCAR


Segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sobre a cana-de-açúcar divulgado em dezembro, a safra deve alcançar 23,62 bilhões de litros. Desse total, 9,66 bilhões de litros serão de etanol anidro, e 13,96 bilhões de litros, de etanol hidratado --redução de 0,88% na produção de etanol anidro e de 8,01% na de etanol hidratado, na comparação com a safra anterior.
 

O diretor do departamento da cana-de-açúcar e agroenergia do ministério, Cid Caldas, disse que a redução não influencia os planos do governo. "A queda não atrapalha a mistura. Existem estoques para essa alta na demanda sem nenhum problema", disse, ressaltando que a maioria dos canaviais foi renovada e isso vai ajudar a elevar a produção nessa safra e no próximo ciclo.


CALCULADORA


Para saber com qual combustível vale a pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.

Comente esta notícia

Luiz Eduardo Costa 20/01/2013

Meu carro um Uno Mille 92 único dono, carburado vai estranhar essa mistura,pois meu mecânico já disse que vou ter problemas com o carburador,tanque e escapamento.Essa mistura ou coquetel sei lá, irá prejudicar meu carro.Será que é por que esse ano não pago mais IPVA? Ganhei esse castigo.E o que é pior gasolina ruim e cara. Na prática oficializaram o que muitos donos de postos faziam: Batizar o combustível.

positivo
0
negativo
0

Ricardo 18/01/2013

daqui a pouco vamos estar abastecendo nossos veículos com água ao invés da gasolina.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1