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Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

15 de Agosto de 2012, 09h:54 - A | A

NACIONAL / MODAL FERROVIÁRIO

Ferrovia até Rondonópolis levará produção de soja até os portos

Concessionária promete entrega de Ferronorte até o final deste ano.

AGRODEBATE



Parte da produção de 15 milhões de toneladas de soja, da safra 12/13, será escoada pela Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte). Pelo menos é o que afirma o superintende comercial da concessionária América Latina Logística, Leonardo Recondo Azevedo, que garante a entrega do trecho entre Itiquira e Rondonópolis, 359 e 218 km, respectivamente, até o fim deste ano.  "As obras estão dentro do cronograma e até o fim de 2012 a ferrovia chegará a Rondonópolis. Nosso objetivo é que no começo da nova safra os terminais já estejam em operação", disse.

 

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Para o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, é necessário que tenha vários transportadores neste modal para incentivar a competitividade. Uma preocupação, segundo Fávaro, é que o preço do transporte ferroviário fique igual a do rodoviário. "O Movimento Pró-Logística vai acompanhar a implantação deste modal e cobrar para que se tenha competitividade", afirmou.
Também será finalizado até dezembro o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), com capacidade de carregamento de dez mil toneladas em seis horas. Para evitar o congestionamento dentro do pátio cada terminal destinará 25% da área para estacionamento.

 

Os produtores também querem a implantação da Hidrovia Paraguai-Paraná, que atenderá toda região Sul de Mato Grosso e apresenta o custo mais barato entre os modais de transporte. Mas, para dar andamento à obra, ainda é necessário o licenciamento ambiental. O setor também pede a duplicação das BR-163 e BR-364.

 

Outra reivindicação é a conservação e pavimentação das rodovias estaduais MT-130 e MT-040. Segundo o engenheiro da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu), Tércio Lacerda, o trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste da MT-130 já está concessionado. A empresa Serra da Mesa, que venceu a licitação para administrar o trecho, está trabalhando nos serviços necessários para implantar o pedágio. Já o trecho da MT 040, de Cuiabá a Santo Antônio, já está pavimentada. Faltam ainda 77 quilômetros da rodovia, cuja verba está assegurada por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

 

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