facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Novembro de 2019, 08h:00 - A | A

VIVA MAIS / INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Terapeuta:Quem faz o parceiro de muleta sofre de solidão

A psicoterapeuta Adriana Bender explica a diferença entre se sentir só e estar só; "Quem condiciona a felicidade a presença do outro sofre de solidão", diz

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



A psicanalista e terapeuta em desenvolvimento humano, Adriana Bander, alerta sobre a diferença entre solidão e solitude. "A solidão é quando você se sente deixado de lado, uma percepção, quando eu coloco na presença do outro uma condição para eu me sentir feliz e aceito", pontua. Ela acrescenta que pode ser um importante momento de aprendizado.

A terapeuta chama atenção para a importância de se reconectar, percebendo quando há fuga de si mesmo, inserindo no cotidiano atitudes como sair sem parar, entrar numa relação atrás da outra: "Temos muita dificuldade de aprender com nosso sofrimento". 

Já a solitude, explica Adriana, é a capacidade de estar consigo, se sentindo bem sozinha. "A pessoa que tem solitude entra inteira na relação, não espera que o outro a complete e não quer completar ninguém.  O quê não quer dizer que não existem momentos de solidão na vida de quem tem solitude, mas use esse momento de sofrimento para atingir a solitude. Precisa caminhar e não ficar preso no sofrimento".

Na entrevista, ela falou sobre as ferramentas para alcançar a plenitude, como o autoconhecimento. "Observe as relações, olhe com verdade para as relações, o que estou buscando no outro, estou sendo sugado pelo outro? Antes só, sendo verdadeiro, comigo do que mal acompanhado. Perceba se o seu parceiro se relaciona bem com ele mesmo em primeiro lugar".

Confira a entrevista na íntegra: 

Comente esta notícia

Marcello. D’Andretta 13/12/2018

Adorei ! Show de entrevista ! Ótimo para refletir,! 👏👏👏👏👏

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1