facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

13 de Agosto de 2019, 17h:40 - A | A

PODERES / LAVAGEM DE DINHEIRO

Tribunal de Justiça anula condenação de 18 anos para Humberto Bosaipo

O relator do ação condenatória, desembargador Marcos Machado, entendeu que teses de juíza Selma não caracterizam parcialidade em seu julgamento inicial

KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO



A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) anulou, na tarde desta terça-feira (13), a sentença condenatória de 18 anos e 4 meses de reclusão do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo, acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato.

A decisão, acatada com unanimidade, foi tomada mediante relatório produzido pelo desembargador Marcos Machado, onde consta que a juíza da causa, à época, Selma Arruda, priorizou a ação penal pelo fato de o processo ser de “interesse midiático”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em seu relatório, o desembargador Marcos Machado entendeu que as três teses apresentadas pela titular da Vara Especializada em Crimes de Corrupção e Financeiros, em face do ex-conselheiro, não demostrava nenhum tipo de parcialidade.

“Assim sendo, as três teses não se prestam para caracterizar possível parcialidade, razão pela qual devem ser rechaçadas monocraticamente, nos termos do Código de Processo Penal, no artigo 100”, cita trecho de documento. O voto do relator foi seguido pelos desembargadores Orlando Perri e Paulo da Cunha.

Selma Arruda condenou o ex-conselheiro por envolvimento em um esquema de fraude, mediante folhas de cheque, na Assembleia Legislativa, que culminou na Operação “Arca de Noé”.

As investigações também desvendaram a participação do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro que, atualmente, encontra-se preso por ser apontado como o chefe e uma organização criminosa que comandava o jogo do bicho no Estado.

Comente esta notícia

jose roberto biólogo 02/01/2020

Quem é humberto bosaipo é um cisco de ladrão em comparação a essa Janaina riva e Mauro Mendes que Mal completou 1 ano ce mandato já conseguiu roubar por 10 anos afundando nosso estado e acabando com os empresários do estado. Impeachment já fora Mauro Mendes seu ladrão

positivo
0
negativo
0

Paulo Mattos 13/08/2019

Mato Grosso está repleto de bandidos contumazes, condenados em primeira e segunda instância, que causaram definitivos prejuízos em nossa economia e, por consequência, atravancando o nosso desenvolvimento, com reflexos diretos em nossa sociedade. A duras penas estamos conseguindo, todos juntos, e muito embora os descontentamentos, soerguer-nos como Estado pujante e viável economicamente, com condições de distribuir suas riquezas aos nossos habitantes. Silval Barbosa,Éder de Moraes, são alguns dos exemplos mais reluzentes da bandidagem impune. Ou punidos de mentirinha, num deboche ao nosso povo. Estão ai exercendo suas funções empresariais, cada vez mais ricos, investindo o dinheiro, e não foi pouco, que nos roubaram. Por quê Humberto Bosaipo, um "ladrão de galinhas" face a esses dois e mais uma centena de larápios, deveria ser punido com uma pena tão extensa e tão injusta ? Desta feita, agiu muito bem o TJ.

positivo
0
negativo
0

Clarice 13/08/2019

E ainda querem falar em moralização!E depois ele ainda entrará com danos morais!!

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1