facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

14 de Julho de 2019, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Bebidas açucaradas aumentam risco de câncer, diz estudo

A chance do desenvolvimento de câncer de mama aumentou em 22% por conta do aumento diário de 100 ml na ingestão de bebidas açucaradas

GALILEU



As bebidas açucaradas estão ligadas a uma série de riscos à saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Agora, uma nova pesquisa investiga ainda mais a ligação entre bebidas açucaradas e o desenvolvimento do câncer. Liderado por Eloi Chazelas, do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística da Sorbonne Paris Cité, na França, o estudo foi publicado noThe BMJ.

Chazelas e equipe examinaram as ligações entre a ingestão de bebidas açucaradas e várias formas de câncer em 101.257 adultos franceses com idade média de 42 anos. Os pesquisadores obtiveram os dados do estudo NutriNet-Santé, um site que revela estatisticas de pessoas com caracteristicas em comum.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

As bebidas examinadas incluíam "bebidas adoçadas com açúcar", como refrigerantes, xaropes, sucos de frutas, sucos de frutas sem qualquer adição de açúcar, bebidas açucaradas à base de leite, bebidas esportivas e bebidas energéticas. Os pesquisadores também consideraram bebidas adoçadas artificialmente, isto é, "todas as bebidas contendo adoçantes não nutritivos, como refrigerantes dietéticos, xaropes sem açúcar e bebidas dietéticas à base de leite".

Os pesquisadores usaram os questionários para avaliar o consumo de 3,3 mil tipos diferentes de alimentos e bebidas consumidos pelos participantes — com uma observação clínica que durou 9 anos. Durante esse período, os pesquisadores analisaram o risco de "câncer em geral, de mama, de próstata e colorretal".

De acordo com os resultados obtidos nesse tempo, 2.193 pessoas desenvolveram câncer pela primeira vez — e a idade era de 59 anos no momento do diagnóstico, em média. Entre os casos, havia 693 registros de câncer de mama, 291 de câncer de próstata e 166 de câncer colorretal.

A análise revelou que, para um aumento diário de 100 mililitros na ingestão de bebidas açucaradas, o risco de câncer em geral aumentou em 18%, e o risco de câncer de mama aumentou em 22%. Os sucos de frutas também aumentaram o risco de câncer em geral e o câncer de mama. As bebidas dietéticas, entretanto, não aumentaram o risco de nenhum tipo de câncer. Além disso, o estudo não encontrou ligações com câncer colorretal ou câncer de próstata.

Os pesquisadores reforçam que os resultados podem não ser amplamente generalizáveis, pois o grupo do estudo não é representativa da população em geral. Os participantes eram formados por uma maioria de mulheres com níveis sócio-profissional e educacional mais elevados do que a população francesa em geral. 

Ainda assim, os dados reforçam a importância das recomendações nutricionais existentes para limitar o consumo de bebidas açucaradas, incluindo suco de frutas, "bem como ações políticas, como impostos e restrições de marketing direcionadas a bebidas açucaradas, que podem contribuir potencialmente para a redução da incidência de câncer", dizem os pesquisadores.

Comente esta notícia