facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

05 de Dezembro de 2019, 11h:00 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE

Pequi é excelente aliado contra lupus e diabetes

Os resultados dessa pesquisa transformaram o fruto típico do cerrado em cápsulas.

GLOBO RURAL



A cor amarela do caroço do pequi, de onde a polpa cremosa é raspada, indica que o fruto é rico em betacarotenos, agentes antioxidantes capazes de combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O cheiro adocicado mostra que o alimento é rico em frutose, o açúcar bom das frutas.

“Além disso, o óleo do pequi é chamado Ômega 9 e combate o colesterol ruim no sangue. Tem funções boas para o aparelho cardiovascular”, explica o biólogo César Grisólia, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), que estuda o fruto há 18 anos.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os benefícios do fruto são tantos que o pesquisador – com a contribuição de alunos da graduação e da pós-graduação da UnB – desenvolveu técnicas para transformar a polpa em cápsulas gelatinosas que conservam os nutrientes e devem ser ingeridas diariamente.

Grisólia chama de “fantástico” o conteúdo nutricional do pequi. Típico do cerrado, ocorre com maior frequência nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia e no Distrito Federal. É um alimento tradicional na culinária mineira e goiana, mas divide opiniões pelo cheiro e gosto fortes, o que também dificulta que seja ingerido diariamente. “Na polpa do pequi, 33% são fibras e sais minerais e os outros 66% são óleo. Por isso, a digestão dele é difícil”, explica o biólogo.

“A gente fez o pequi em cápsulas para disponibilizá-lo o ano inteiro, porque o pequi só é encontrado em feiras entre novembro e fevereiro. E as pessoas podem tomar pequi todos os dias, sem ficar com esse desconforto de ficar com o estômago pesado”, acrescentou. Segundo Grisólia, a cápsula não tem o gosto forte, próprio do pequi.

Propriedades

Pesquisas motram que o pequi tem propriedades anti-inflamatória e é especialmente funcional para pacientes de lupus e diabetes, além de ajudar no combate à pressão alta e ser indicado para atletas. “Trabalhamos com atletas maratonistas, corredores de longas distâncias. Esses corredores passam por um estresse físico muito grande. O pequi inibe a formação de radicais livre nessas pessoas.” 

A recomendação são duas cápsulas por dia, sem contraindicação. O produto foi registrado na Agência de Vigilância Sanitária como nutracêutico, ou seja, uma substância de origem natural que melhora as funções orgânicas, como a renal e a cardíaca. 

Burocracia

O pesquisador disse estar satisfeito pelas cápsulas de pequi chegarem aos consumidores após anos de estudo sobre o fruto. “É dificílimo levar a pesquisa ao mercado. A burocracia é pesada, mata a gente”, destacou. 

 

Grisólia argumentou que as leis atuais que regem as parcerias das universidades públicas com a iniciativa privada ainda desvalorizam os cientistas, apesar dos avanços trazidos pelos Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – conjunto de regras que tem como uma das metas transformar o conhecimento desenvolvido nas universidades até o setor produtivo.

Comente esta notícia

Antonia da Silva 02/03/2020

Aonde posso encontra essas cápsulas.?

positivo
0
negativo
0

Margarete Salete Perin Imlau 14/02/2020

Como conseguir comprar as cápsulas de pequi?

positivo
0
negativo
0

Jorge caldaa 31/01/2020

Falta de vergonha coloca um valor quando a gente clica aparace outro valor.

positivo
0
negativo
0

Marcos Cesar soares 20/01/2020

Onde está disponível as cápsulas ?

positivo
0
negativo
0

carmen lucia marques gimenes 19/01/2020

Quero saber como e onde posso comprar as cápsulas??

positivo
0
negativo
0

Lucimar 17/01/2020

Vdd. Aprendi a comer pequi com os parentes do meu cunhado, que vieram do Mato Grosso .Adooro. Já meu pai não suporta nem o cheiro. 😂

positivo
0
negativo
0

Francisco Kunze 17/01/2020

Há mais de meio século como pequi! Uma delícia! O nobre pesquisador esqueceu de citar o Estado de Mato Grosso; somos grande produtor (áreas nativas) !

positivo
0
negativo
0

sonia alves calio 16/01/2020

Tenho lúpus e gostaria de comprar capsulas do pequi.

positivo
0
negativo
0

Rosangela Trevisioli 16/01/2020

Onde conseguimos essas cápsulas?

positivo
0
negativo
0

Jokebedes 15/01/2020

Esqueceram de deitar o meu Piauí... Também temos o pequi em nossas tradiçães...e lá tem pequi demais....

positivo
0
negativo
0

61 comentários

1 de 7
Última