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Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

29 de Julho de 2010, 10h:22 - A | A

POLÍCIA /

Rodovias de MT continuam sem radar eletrônico

A Gazeta



Não há radares nem lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais de Mato Grosso. Um ano se passou desde que o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/MT) anunciou a publicação de um edital para instalação de 90 pontos de fiscalização eletrônica em 12 rodovias estaduais. De lá para cá, o processo licitatório anda de modo lento entre os órgãos do governo e não há data definida para a instalação dos equipamentos.

Já nas 5 rodovias federais que cortam o Estado, os 16 redutores de velocidade mantidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) também não estão funcionado. Eles estão desligados.

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Além da ausência de fiscalização eletrônica fixa, faltam também radares móveis. Atualmente os aparelhos utilizados pela Polícia Rodoviária Federal estão no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial para aferição, mas normalmente são utilizados em parceria com a Polícia Militar, que não tem o equipamento para fiscalizar as MTs. De acordo com informações da Polícia Militar, o Batalhão de Trânsito passa por reestruturação e vai receber novos equipamentos.

O projeto do Detran/MT foi divulgado em julho de 2009 e consistia em monitorar diferentes pontos das MTs 010, 040, 060, 100, 130, 170, 175, 251, 270, 344, 358 e 483. Na época, o custo do projeto era de aproximadamente R$ 1 milhão e previa ainda a criação de centrais que, assim como na cidade de São Paulo, utilizariam câmeras de monitoramento para acompanhar o tráfego e gravar todas as informações.

Entretanto, até agora nada foi implantado. O presidente do Detran, Teodoro Lopes, explica que há 2 meses o projeto estava na Secretaria de Administração do Estado (SAD), mas agora foi para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). "Vamos instalar os equipamentos em convênio com a Sinfra e assim que o projeto voltar para o Detran, abrimos para licitação. Esperamos instalar todos os radares, lombadas e as centrais de monitoramento ainda este ano".

Para Lopes, além do projeto ter que passar por diferentes órgãos, outro fator que torna o processo lento é o fato de ter que contratar empresas especializadas para dar suporte antes e depois das instalações.

Quanto aos equipamentos do Dnit, o órgão explica que em agosto de 2009 foi lançada nova licitação para contratação de empresas que operam equipamentos de controle de velocidade e na sexta-feira (23) o resultado foi publicado para abertura do prazo recursal, que termina amanhã (30). Se não houver recurso, o resultado da licitação é homologado e a empresa vencedora é chamada para assinar o contrato e começar a operar.

O departamento informa ainda que serão instalados 2.696 novos equipamentos de controle de velocidade nas rodovias federias do país, sendo 16 lombadas eletrônicas e 42 radares fixos em Mato Grosso, sem data definida.

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