facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

20 de Julho de 2010, 19h:39 - A | A

POLÍCIA /

Catedral de Cuiabá passará por revitalização

TVCA



 

Uma equipe de São Paulo fará uma vistoria nos relógios das torres da Catedral Basílica de Bom Jesus de Cuiabá para analisar o que é necessário para revitalizar o espaço, que é cartão postal de Cuiabá. De acordo com o padre Antônio Edseu, a equipe paulista, que também é responsável pela revitalização da Basílica de Aparecida (SP), deve vir à capital mato-grossense para fazer um levantamento orçamentário sobre as necessidades para restaurar a parte exterior da igreja, em especial as torres.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"A intenção é entregar ao Governo do Estado um orçamento para reforma, que deve ser incluída na votação para 2011. O projeto também prevê o trabalho para o funcionamento dos relógios nas torres da igreja", contou o pároco. A substituição do reboco externo e um novo telhado são as outras principais alterações previstas no projeto de reforma da Igreja Matriz.

A ideia, segundo o padre Antônio, é fazer uma revitalização trocando o material por um semelhante ao atual, sem pintura, para que a igreja não sofra perda de características arquitetônicas. A análise do local deve ser feita no dia 25 deste mês e o resultado deve ser enviado ao Governo do Estado para avaliação.

A Catedral

A Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é uma catedral-basílica católica, sede da arquidiocese de Cuiabá. A catedral foi construída em 1740 e implodida em 1968. Na época, o então governador Pedro Pedrossian, chegou a oferecer uma área de terras para construção da nova igreja na tentativa de preservar o prédio antigo, mas a proposta foi recusada pelo bispo Dom Orlando Chaves.

 

Comente esta notícia