facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

10 de Julho de 2020, 14h:05 - A | A

PODERES / PANDEMIA COVID-19

Vereador pede CPI da Central de Regulação após receber denúncias de descaso

As denúncias relatam que os médicos das policlínicas municipais não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade da covid-19, apenas mandando paciente ficar em casa, com analgésicos, sendo avaliada a gravidade só se houver falta de ar

DA REDAÇÃO



Vereador por Cuiabá, Luis Claudio (Progressistas) protocolou pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Central de Regulação para investigar irregularidades no atendimento a pacientes durante e pandemia do novo coronavírus, causado pelo novo coronavírus (Covid-19). O protocolo tem assinatura de nove vereadores. A matéria deve entrar em pauta na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, marcada para terça-feira (14). Se aprovada, a CPI terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogado. 

“A CPI da Central de Regulação tem como objetivo investigar o protocolo de atendimento, liberação e quantidade de leitos disponíveis a pacientes da covid-19, em leitos de enfermarias e UTIs no âmbito municipal de Cuiabá”, destaca Luis Claudio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o requerimento, denúncias relatam que os médicos das policlínicas municipais não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade do avanço da covid-19 em cada paciente, apenas determinando que, após o resultado positivo para a contaminação do vírus, o paciente fique em isolamento em casa, sendo medicado com paracetamol e nimesulida, sendo avaliada a gravidade somente se houver dificuldade em respirar.

O vereador destaca que há relatos de pessoas que chegaram à Policlínica do Verdão já apresentando sintomas graves e não foram encaminhadas a nenhum hospital, ocasionando óbito dos pacientes.

“Desta forma, o intuito da instauração da CPI é avaliar os protocolos de atendimento que estão sendo seguidos nas policlínicas, UPAs e hospitais, para pacientes que apresentam sintomas da covid-19, sendo eles graves ou não. Bem como a disponibilidade dos leitos de UTI na capital, conforme as denúncias recebidas, como também noticiadas na mídia local”, explica o vereador Luis Claudio.

Por entender que a equipe multidisciplinar pertence à Central de Regulação, seja ela do município de Cuiabá ou do Estado de Mato Grosso, sendo responsável pelo fluxo interno de atendimento, bem como a que define as medidas a serem tomadas pelos casos suspeitos novo coronavírus, a CPI solicitará informações e dados concretos sobre o protoloco e encaminhamento utilizado no atendimento dos casos relacionados a covid-19.

 

Comente esta notícia