facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

02 de Junho de 2020, 15h:25 - A | A

GERAL / ‘MELHORA DISCRETA’; VEJA FOTOS E VÍDEOS

Cão resgatado na rua e diagnosticado com câncer precisa de ajuda para continuar tratamento

Matheus passou pela segunda sessão de quimioterapia na última sexta-feira (29); o animal ainda apresenta grande volume de massa tumoral

MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO



O cãozinho Matheus, que foi resgatado da rua em um estado deplorável, com o rosto cheio de feridas abertas, larvas nas lesões e diagnosticado com câncer, passou pela segunda sessão de quimioterapia na última sexta-feira (29). O animal precisará de pelo menos mais quatro sessões.

O câncer do cão é do tipo TVT (Tumor Venério Trasmissível), ou seja, um tumor transmitido sexualmente entre os cães. Matheus pode ter pego a doença ao lamber ou cheirar um outro cachorro ou cadela doente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Matheus está em tratamento na Clínica Pet Market, parceira do site de notícias e da Organização Não Governamental (ONG) Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT), que fez o resgate do animal e o encaminhou à unidade de saúde animal.

De acordo com o veterinário Marcelo Ramos, que acompanha a evolução clínica do cachorrinho, Matheus teve uma melhora discreta, já que ainda tem bastante massa tumoral, no entanto o animal se alimenta melhor e se mostra bem mais alerta.

“A gente acredita que lá pela terceira ou quarta sessão de quimioterapia teremos um resultado mais expressivo. Ainda há sinais de infecção”, explicou.

O veterinário havia explicado anteriormente que o tratamento é com uma medicação mais simples, porém, geralmente bastante efetiva por um período de seis semanas, quando em cada uma delas o animal passará por novos exames de sangue, avaliação da evolução clínica e nova sessão de quimioterapia.

“Se não for um tumor resistente a essa quimioterapia as perspectivas são boas e a taxa de sucesso nesse tratamento é alta. No entanto, se for um tumor resistente à medicação, que é a mais tradicional, a mais simples e menos abrasiva ao animal, que geralmente funciona muito bem, será necessário protocolos de terapia com medicação mais pesada, já comparada a tratamentos de linfomas, que tem bastante reações colaterais, porém, essa possibilidade será avaliada apenas após as seis semanas dos ciclos iniciais”, explicou o Marcelo.

Entenda o caso

Matheus é um cãozinho doente que foi resgatado da rua, no bairro São Matheus, em Várzea Grande, após uma pessoa pedir ajuda pelo Facebook. Uma equipe da OPA-MT foi até o local e encontrou o animal bastante debilitado, com quatro buracos na região da face, causado pelo tumor, próximos ao focinho e do olho, cheio de larvas vivas parasitando as feridas.

O animal não tinha nome quando foi resgatado e foi batizado por Matheus em referência ao bairro onde foi ‘salvo’. Veja fotos aqui; imagens fortes

Ajude a manter o tratamento do Matheus

A OPA-MT pede ajuda já que não tem mais como manter o animal na clínica, porém, o tratamento não pode ser interrompido e Matheus também não pode ter contado com outros animais, já que esse tipo de câncer é transmissível.

Quem quiser colaborar com o tratamento d Matheus, pode ir diretamente à clínica Pet Market, que fica na rua Major Gama, n° 100, bairro Goiabeiras, em Cuiabá, ou depositar na conta da coordenadora da OPA, Michelle Scopel, nas opções:

●Banco do Brasil - Cc 17513-7; Ag 2128-8; CPF 893 314 271 15

●Caixa Econômica Federal - Ag 1695; Op 013; Conta poupança: 55657-7

●Banco 260 Nu Bank Nu pagamentos S.A; Agência 0001; conta: 5187096-6

O comprovante do depósito deve ser enviado por direct  no Instagram da Opa para ajudar no controle das despesas junto à clínica.

Doações

Michelle conta que as doações diminuiriam significativamente nos últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus, o que está comprometendo a vida de mais de 200 animais que estão abrigados na instituição.

Ela conta que as doações são para pagar aluguéis, ração, remédios, funcionários e materiais de limpeza.

"Está na época de vacinar os animais e a gente não tem condições de pagar todas as vacinas. O gasto é alto e os animais correm risco de pegar doenças", disse.

Atualmente, a OPA abriga mais de 200 animais, sendo 95 cães e mais de 120 gatos.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho da organização acesse a página no Instagram.

Veja vídeos

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

NOTÍCIAS DO MATHEUS Ele continua internado na Clinica @petmarketcuiaba, fez a primeira sessao de quimioterapia, ainda tem secreção saindo. Estamos torcendo para quimioterapia começar a dar resultado. Porém não temos como mantê-lo mais na clínica e ele precisa fazer uma quimioterapia por semana, e nao pode ter contato com outros animais para não transmitir. Se alguém puder ajudar com algum valor pode ir diretamente na clínica Pet Market na Rua Major Arnaldo n 100 Goiabeiras ou depositar: ●Banco do Brasil Cc 17513-7 Ag 2128-8 CPF 893 314 271 15 Michelle Scopel ●Caixa Econômica Federal Ag 1695 Op 013 Conta poupança 55657-7 Michelle Scopel ●Banco 260 Nu Bank Nu pagamentos S.A. Agência 0001 5187096-6 Michelle Scopel ⚠️ Nos enviem comprovante por direct para controle das despesas junto a clínica.

Uma publicação compartilhada por OPAMT (@opamt) em

Álbum de fotos

Comente esta notícia