facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

06 de Abril de 2020, 17h:00 - A | A

PODERES / PEC DA JANAINA

Assembleia aprova antecipar eleição da Mesa Diretora para deputada grávida concorrer

Eleição que ocorreria em setembro foi antecipada para o início do segundo semestre, já que o parto de Janaina é previsto para final de agosto

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, a proposta de emenda constitucional (PEC), que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o início do segundo semestre.

A proposta, apresentada por lideranças partidárias, foi colocada em votação na sessão realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (6). A PEC teve 23 votos favoráveis e uma abstenção, do deputado Ulysses Moraes (PSL).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ela foi aprovada com um substitutivo que acrescentou no texto a obrigação da Mesa Diretora informar aos deputados 30 dias antes a data e horário da eleição.

Segundo o presidente do Legislativo, Eduardo Botelho (DEM), a PEC foi apresentada para dar oportunidade à deputada Janaina Riva (MDB) de participar do pleito.   A parlamentar está grávida e o parto é previsto para o final do mês de agosto.

Conforme a Constituição Estadual, a eleição da Mesa Diretora é feita na primeira semana do mês de setembro, o que deixaria Janaina fora do processo.

Antes da votação, o deputado Wilson Santos (PSDB) declarou que a medida é excepcional, por causa da gestação da deputada, e que o próximo pleito da Mesa Diretoria ocorra no segundo biênio. 

"É mais uma excepcionalidade que a Casa abre. A matéria já sofreu pelo menos três alterações. Nós vamos abrir essa excepcionalidade por conta da gestação da deputada. O regimento se quisesse seguir em frente a deputada tem suplente, podia manter candidatura, a vida continua, mas o colegiado entendeu que nós vamos fazer essa antecipação das eleições para julho, provavelmente, mas que isso não vire casuísmo do casuísmo", disse.

Comente esta notícia

EMERSON MARTINS 07/04/2020

Vocês deveriam era tamar vergonha na cara e fazer votação de alguma coisa em prou da sociedade

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1