MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
Um motorista de ônibus, identificado como J.C.A., da Pantanal Transportes, que fazia a linha UFMT-Terminal do CPA I (330), foi afastado do trabalho após a empresa receber denúncia, nesse fim de semana, de que o funcionário estaria dirigindo o coletivo carregando um pedaço de madeira, que por vezes bate contra o capô, além de xingar passageiros e conduzir o veículo em alta velocidade.
De acordo com a denúncia, publicada também na página ‘Aonde não ir em Cuiabá’, uma mulher, que usa essa linha diariamente para ir trabalhar, relatou que o motorista além de fazer as viagens em alta velocidade, faz curvas de maneira tão brusca que a sensação é de que o veículo vai tombar.
“Na semana passada ele começou a correr e gritar para os passageiros: vocês não gostam de aventura?”, relatou a denunciante.
Em outro dia, a mulher relata que o acusado entrou numa rua errada, quando começou a gritar e correr ‘feito um louco’ e que o sentimento dos usuários era de medo de que algo ruim pudesse acontecer.
O entrou em contato com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e conversou sobre as denúncias recebidas e as medidas tomadas.
De acordo com a assessoria, J.C.A. já foi afastado da função e as medidas cabíveis ao caso estão sento tomadas. Ressalta ainda que todos os motoristas são submetidos a cursos de qualificação, entre eles, um específico de ‘melhoria no atendimento aos passageiros.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) confirma o afastamento do motorista e informa que os motoristas, obrigatoriamente, passam por capacitação anualmente e em um caso desse tipo, de falha de comportamento a empresa responsável pelo funcionário é notificada pela Pasta.
A nota ressalta ainda que Cuiabá tem mais de 700 motoristas e que ocorrências desse tipo têm índices baixos, média de dois casos por mês, quando a empresa e funcionário são convocados para esclarecimentos. Os registros de reincidência são ainda menores.
Veja nota na íntegra
"A respeito da situação relatada a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:
- O motorista foi afastado pela empresa.
- A fim de garantir bom atendimento e segurança aos passageiros, todos os motoristas passam por capacitação anual.
- Caso os profissionais não se adequem às exigências de comportamento, a empresa pode ser notificada e autuada pela Semob.
- A Pasta mantém um banco de dados onde ficam registrados estes tipos de denúncia.
- Em caso de reincidência, empresa e motorista são acionados para prestarem esclarecimentos. Os registros de reincidência, contudo, são baixos.
- A Pasta recebe em média duas denúncias por mês.
- Em Cuiabá mais de 700 motoristas de ônibus".