facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Maio de 2024
15 de Maio de 2024

22 de Dezembro de 2011, 08h:01 - A | A

OPINIÃO / PEDRO NADAF

Avançando nos projetos e nas ações

PEDRO NADAF



Novos passos para disseminar informações ao setor econômico de Mato Grosso foram dados na semana que passou.

As inaugurações dos centros de atendimentos empresariais nas cidades de Diamantino e Nova Bandeirante, certamente foram importantes para fomentar e fortalecer o comércio e estimular a criação de novos empreendimentos.

O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia- Sicme, o Sebrae-MT e as prefeituras, são parceiros nesta iniciativa.

Desde 2009, quando projeto do Centro de Atendimento Empresarial-CAE foi criado e implantado, com amparo da Lei 123/2008, visando contribuir para o desempenho das micro e pequenas empresas, verificou-se mudanças no comportamento empresarial.

Empreendimentos nesta classificação são responsáveis por 99% dos empregos gerados no Brasil. Com estes centros de atendimentos a Sicme tem descentralizado as suas ações no interior.

Vale lembrar que o principal pré-requisito exigido para que o município receba o CAE é ter a Lei de Micro e Pequena Empresa aprovada pela Câmara Municipal e implantada. No processo de implantação do CAE há auxílio para dotar de infraestrutura, os locais cedidos, como pontos fixos pelas prefeituras, para funcionamento do centro, que recebe da Sicme equipamentos de escritório e
informática.

É indiscutível a expertise do Sebrae, na referida parceria, que dá toda assistência no que se refere aos treinamentos. O conhecimento é sem sombra de dúvidas um fator de significativa importância para o sucesso de tudo que se pretende desenvolver.

Através de uma unidade do CAE, facilita-se a disseminação de informações ao setor econômico. O treinando aos gerentes e técnicos, que atuam no centro, são considerados de muita relevância para auxiliarem as atividades empresariais, contribuindo, até mesmo com a desburocratização, abrindo caminhos ao desenvolvimento socioeconômico de cada região.

As unidades do CAE foram de suma importância na implantação do empreendedor individual, além de dar suporte aos empresários em outras qualificações. Isto porque, sua atuação tem resultados mensuráveis na
formalização de negócios e isso passa, até mesmo, pela rapidez e conforto, que proporciona, aos que buscam informações sobre todos os tipos de incentivos fiscais e vários outros projetos do governo do Estado relacionados ao setor econômico.

Tenho certeza de que o CAE se legitima como uma inovação para o atendimento empresarial, em nível local. Afinal, os seus benefícios, de forma geral, contribuem para o processo de desenvolvimento de Mato Grosso, independentemente do porte do município em que está instalado.

No ano de 2012, a Sicme espera avançar ainda mais em seus projetos, e em suas ações, unindo forças entre o governo e a iniciativa privada para potencializar iniciativas voltadas ao crescimento de Mato Grosso.

Isso reflete na melhor qualidade de vida da população. Os nossos empreendedores estão sendo cada vez mais preparados e incentivados na busca de melhores condições para atuarem com os seus negócios.

Um feliz Natal para todos!

PEDRO NADAF é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT. - [email protected].

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia