facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

30 de Abril de 2016, 18h:00 - A | A

GERAL / EXCLUSIVO

Vídeo sugere que Petrobras encontrou petróleo em poço perfurado no interior de MT; veja

As informações, até o momento, são extraoficiais. Nem a Petrobras, nem a ANP se pronunciaram ainda sobre o suposto poço de petróleo

MARCELO FERRAZ
DA REPORTAGEM



Um vídeo que o teve acesso com  exclusividade revela que poços perfurados na região de São José do Rio Claro (300 km de Cuiabá), no médio norte de MT, estariam produzindo Petróleo.

O material, gravado por técnicos em perfuração  e operadores de máquinas perfuratriz (sondador), que estão atuando há mais de dois anos em um poço estratégico na região da Bacia do Parecis, foi feito para informar engenheiros da estatal que, nesta semana, o poço no qual eles estariam realizando testes, em uma profundidade estimada de a cerca de 4.578 metros, começou a 'jorrar' petróleo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No vídeo é possível ver o espanto dos operadores e funcionários da petroleira nacional ao perceber que a canalização, conectada à válvula de saída

“Aqui! Oh! Petróleo puro! Retirado aqui do poço de São José do Rio Claro, região de Nova Mutun, em Mato Grosso. A caixa está cheia de petróleo ”, diz um operador ainda muito impressionado.

da árvore de produção, enche uma caixa de metal com petróleo.

“Aqui! Oh! Petróleo puro! Retirado aqui do poço de São José do Rio Claro, região de Nova Mutun, em Mato Grosso. A caixa está cheia de petróleo ”, diz um operador ainda muito impressionado.

Segundo uma publicação feita no dia 18 de maio de 2015 no Diário Oficial da União, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobrás a perfurar um poço estratigráfico (para estudos das rochas e sua formação) na Bacia do Parecis. De acordo com a autorização da ANP, a inserção da Petrobrás nos poços da região estaria condicionada ao propósito de levantamentos de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos.

A Estatal teria que ficar obrigada a entregar à ANP os originais de todos os dados provenientes da perfuração, além de todas as amostras físicas de rochas e fluidos obtidos com a perfuração. Conforme a publicação, os dados e suas respectivas interpretações geradas a partir da autorização, seriam públicos desde sua origem e comporiam o acervo técnico de informações sobre as bacias sedimentares brasileiras, ficando proibida, por parte da Petrobrás, qualquer forma de comercialização dos mesmos.

As informações, até o momento, são extraoficiais. Nem a Petrobrás, nem a ANP se pronunciaram. As assessorias de imprensa dos órgãos não responderam aos questionamentos da redação.

Adiando Pivetta (PDT), prefeito de Nova Mutun, entretanto, confirmou que os engenheiros, técnicos e operadores da Petrobrás estão na região realizando testes há bastante tempo, mas, até o momento, ninguém da cidade recebeu alguma informação sobre funcionamento de uma refinaria de petróleo ou de gás.

Já Natanael Casavechia (PSB), prefeito da São José do Rio Claro, relatou que a Petrobrás está atuando na área da Bacia do Parecis, porém, segundo ele, ninguém tem informação alguma sobre o local. "Tudo é muito sigiloso". 

“Não temos acesso à área. Ninguém fala o que pode estar sendo explorado lá dentro” disse.

Veja o vídeo gravado por funcionários contratados pela estatal

 

Comente esta notícia

Edemar Oliveira Mendes 03/05/2016

Considerado teste final e o material apresentado provem de conjunto de material extraído da formação...

positivo
0
negativo
0

Bruno Felipe Barros da Silva 02/05/2016

Este vídeo trata-se de apenas um teste para ver a qualidade do material encontrado .. não tem nada de petróleo e sim uma borra proveniente da formação.. essa sonda (qg-06) já está inclusive em DTM.. (desativada)..

positivo
0
negativo
0

Luciano 01/05/2016

A Empresa autorizo posta esse vídeo??? Até parece que funciona assim bagunçado se for verdade tem ser demitido, pois existem regras nas CIA

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1