07.02.2016 | 15h30


GERAL / FERIADÃO

Veja o que abre e o que fecha neste Carnaval, em Cuiabá

Irão abrir os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais, como saúde e segurança. Veja o que abre e o que fecha neste Carnaval.


DA REDAÇÃO

Em função do Carnaval, a Prefeitura de Cuiabá decretou ponto facultativo na segunda e na terça-feira (08 e 09). Os órgãos do Poder Executivo estadual retornam ao funcionamento normal na quarta-feira de cinzas (10). As exceções são os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais, como saúde e segurança. Veja o que abre e o que fecha neste Carnaval.

Bancos

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público entre a segunda-feira (08) e o meio-dia de quarta-feira de cinzas (10). Quem tiver contas a pagar nesses dias, poderá fazê-lo por meio dos canais eletrônicos, como internet banking.

Os pagamentos com código de barras também podem ser agendados com antecedência nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA - Débito Direto Autorizado.
A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9/02 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (10/02), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. 

Sine, Ganha Tempo e Restaurante Popular

A unidade do Ganha Tempo localizada na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, fechará na segunda-feira (08) e retomará o atendimento às 13 horas da quarta-feira (10).

O Sine Matriz, localizado na Rua Baltazar Navarros, nº 567, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, também fecha na segunda, reabrindo às 13h da quarta-feira de cinzas.

Já o Restaurante Popular, que fica ao lado do Sine Matriz, fecha na segunda e só reabre na quinta-feira (11). 

Segurança Pública

As forças policiais e os Bombeiros atuarão durante todo o feriado, inclusive com reforço para a Operação Carnaval na capital e interior, com vários pontos de blitz da Operação Lei Seca. Em todo estado, 72 municípios terão festejos, com 80 locais de folia. Somente a Polícia Militar terá mais de 5 mil policiais trabalhando e 411 viaturas em atuação. O Corpo de Bombeiros empregará um efetivo de 221 militares e 53 viaturas. A Polícia Civil contará com 1.014 policiais e 145 viaturas e a Politec com 274 servidores.

Saúde 

Todos os serviços de atendimento à população, prestados pela Secretaria de Estado de Saúde, que funcionam a partir do agendamento de horários, como o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais, além dos setores administrativos da secretaria retornam ao funcionamento na quarta-feira (10).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionará normalmente, 24 horas por dia, por meio do telefone 192. 
O MT-Hemocentro terá horário distinto. Apenas a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá estará atendendo ao público, das 7h às 18h, exceto no domingo (07). A unidade do MT-Hemocentro localizada na Rua 13 de Junho retoma o atendimento na quarta-feira (10), no período vespertino. 

No âmbito da Saúde Municipal em Cuiabá, somente os postos de saúde da família (PSF’s) não funcionarão, voltando às atividades após o meio-dia de quarta-feira de cinzas. As policlínicas, pronto-socorro e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão normalmente.

Comércio

Para o comércio de Cuiabá, foi decretado ponto facultativo, ou seja, ficará a critério de cada lojista se irá abrir ou não as portas. 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO