31.03.2020 | 12h52


GERAL / QUINTA-FEIRA

Vacina contra gripe será aplicada em 4 pontos de 'drive thru' e 101 postos

Cuiabá recebeu mais 16 mil doses que serão destinadas para idosos e profissionais da saúde



Prefeitura de Cuiabá anuncia que retomará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na quinta-feira (02) com quatro pontos de "drive thru" e mais 101 postos de saúde. Ao todo, a ação que visa evitar aglomeração devido ao coronavírus (Covid-19), disponibilizará aos idosos e profissionais da saúde pública e privada um “Drive Thru” em cada ponto estratégico das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Shopping Pantanal, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III. Nestes locais a imunização terá início às 8h e serão vacinadas somente as pessoas que estiverem dentro dos automóveis.

Além disso, as doses de Influenza estarão disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 são nas Unidades Básicas de Saúde incluído as da Zona Rural e mais oito pontos extras sendo eles: Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Escola Batista unidade Porto, Igreja Batista - Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30). Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, que funcionam até durar o estoque. As 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo ela foram reservadas para os acamados que receberão as doses em casa ao longo da semana.

Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada.  

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 à 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 à 09/05 professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 3ª fase de 09 à 22/05 para crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 à 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 à 59 anos. 

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.











(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Eliete  01.04.20 12h53
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUE A PESSOA ESTÁ APLICANDO A VACINA NÃO ESTÁ USANDO LUVAS, MÁSCARA E AVENTAL?? CADE A PROTEÇÃO PARA COM OS IDOSOS E ATÉ MESMO PARA A PESSOA Q ESTÁ APLICANDO A VACINA?? FALE AI, SECRETARIA DE SAÚDE!!

Responder

1
0
MARCOS ANTONIO PEREIRA  31.03.20 15h46
Cadê as luvas? Além de correr riscos de ser contaminado o idoso que está em quarenta corre mais ainda. Esses políticos falam,falam,falam mas na prática não produz absolutamente nada.

Responder

3
1
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO