11.09.2019 | 09h35


RISCO DE MORTES

Umidade do ar fica em 9% e calor passa dos 42 graus; Fumaça encobre Cuiabá


DA REDAÇÃO

A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a umidade relativa do ar irá chegar a 9%, na tarde desta quarta-feira (11), em Cuiabá.  Os termômetros registram a mínima de 23 graus e a máxima prevista é de 40 graus, com sensação térmica de 42 graus.

Veja:

RepórterMT/Reprodução

umidade do ar inpe.jpg

Umidade relativa do ar fica abaixo do recomendado pela OMS

 

Na tarde de terça-feira (10), o Cptec emitiu um alerta de onda de calor, que deve durar até a próxima sexta-feira (13), sendo 72 horas de atenção.  A situação é alarmante, visto que a Capital está a mais de dois meses sem chuvas, e a probabilidade é de 5%.

Segundo especialistas, com a queda na umidade do ar os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes, como rinites alérgicas, sangramento nasal, dor de cabeça, garganta seca e irritada, olhos vermelhos, pele ressecada, entre outros.

Para combater esses sintomas é recomendado lavar as mãos com frequência e evitar coloca-las na boca e no nariz; beber bastante água para manter o corpo hidratado; preferir a ingestão de alimentos ricos em líquidos, como as frutas, melão, melancia; aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para combater o ressecamento; evitar praticar exercícios físicos entre 10h e 16h; usar produtos para hidratar a pele; usar chapéus e óculos escuros;

No ambiente, coloque toalha molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente na hora de dormir; evitar locais aglomerados; manter a casa sempre limpa e arejada; não queime lixo e nem provoque queimadas. 

Mato Grosso compõe a lista de estados que estão sob alerta, devido à forte seca, baixa umidade e temperatura elevada.  Conforme o aviso do Cptec várias cidades do Centro-Oeste devem atingir temperaturas superiores a 40 graus.

Veja previsão do tempo:

RepórterMT/Reprodução

aviso inpe.png

Cuiabá está entre a cidades sob alerta devido a Onda de Calor.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER