facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

05 de Junho de 2020, 09h:40 - A | A

GERAL / MUDANÇA DE SEXO

TJMT obriga plano pagar cirurgias para afinar voz e colocar seios em transsexual

A decisão foi proferida pela 1ª Câmara de Direito Privado, no último dia 19, com base em resolução do Conselho Federal de Medicina.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Os desembargadores da 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) confirmou decisão liminar e determinou que um plano de saúde de Mato Grosso pague as cirurgias para 'afinar a voz e implantar seios' (procedimento chamado de tireoplastia e de mamoplastia) numa jovem transsexual, moradora da Capital. O julgamento aconteceu no último dia 19.

De acordo com o documento, o relator do recurso, desembargador Sebastião Barbosa de Farias, votou por deferir o pedido com base em uma determinação do Conselho Federal de Medicina que “revogou a Resolução 1.955/2010, artigo 11, e passou autorizar as cirurgias para os maiores de 18 (dezoito) anos”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O magistrado afirmou que a nova Resolução nº 2.265/ autoriza o procedimento para maiores de 18 anos, “desde que, havendo indicação médica, o que se verifica no caso, por meio do laudo multidisciplinar, assinado por todos os médicos que acompanham a agravada”.

Sebastião Barbosa de Farias ainda destaca que a alteração do registro para nova identidade feminina, foi devidamente autorizada judicialmente, sendo necessária a cirurgia de tireoplastia e mamoplastia bilateral, afim de proporcionar maior dignidade o transexual.

O voto do relator foi acatado pelos demais desembargadores. 

O plano de saúde pode recorrer da decisão.

 

 

Comente esta notícia