facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

13 de Setembro de 2014, 08h:46 - A | A

GERAL / CALOR INTENSO

Tempo seco mantém umidade baixa e máxima em Cuiabá será de 38ºC

Não há previsão de chuva para os próximos dias, e a tendência é que a umidade caia ainda mais

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



O calor promete não dar trégua em Cuiabá nos próximos dias, e a máxima para este sábado (13) será de 38ºC, o tempo permanece seco e a umidade continua na casa dos 20%, o que desperta para cuidados especiais com a saúde, principalmente de idosos e crianças.

De acordo com o 9º Departamento de Meteorologia, não há previsão de chuva para os próximos dias, e a tendência é que a umidade caia ainda mais com o tempo seco e a massa de fumaça que cobre Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A umidade relativa do ar ideal seria de 80%, com o índice a abaixo do ideal, os adultos conseguem se adaptar, mas as crianças sofrem o impacto, por isso é necessário manter cuidados especiais com a hidratação e possíveis problemas respiratórios.

No domingo (14), a temperatura continua alta, com a máxima de 38ºC e a mínima de 26ºC. A umidade relativa do ar continua baixa e a probabilidade de chuva é de apenas 5%.

Na segunda-feira (15), existe 80% de possibilidade de chuva, de acordo com o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, a máxima será de 32ºC e mínima de 28ºC. A previsão é de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas no período da tarde.

As mães que amamentam devem tomar um pouco mais de cuidado, avisam os especialistas. Como o bebê até seis meses não pode tomar água, toda a sua hidratação depende do leite materno. Assim, a mãe precisa tomar mais cuidado com a sua própria hidratação.

É indicado o uso de umidificadores, bem como toalhas molhadas nas extremidades de portas e janelas ou até mesmo de bacias com água nos ambientes a serem umidificados.

Sete dicas para se proteger do tempo seco

1. Beber muita água;

2. Lavar o nariz com soro fisiológico;

3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência;

4. Passar hidratantes apropriados na pele. A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas;

5. Evitar passeios e esportes ao ar livre;

6. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente;

7. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa. Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira.

 

 

Comente esta notícia