facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

23 de Março de 2020, 11h:43 - A | A

GERAL / ANTIGO PRONTO-SOCORRO

Sindimed denuncia falta de condições para ser referência em atendimento a paciente com coronavírus

Prefeitura de Cuiabá reconhece deficiências, mas afirma que está trabalhando diante do cenário de pandemia

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) realizou visita ao antigo Pronto-Socorro da Capital e apontou que a unidade não tem condições de ser referência ao atendimento de pacientes com o coronavírus em Cuiabá, como determinou a Prefeitura. 

Segundo o diretor de Comunicação do Sindimed, o médio Adeildo Lucena, o local não tem equipamento de proteção para os profissionais e nem estrutura para receber os pacientes. “Eu pergunto como pode ser referência um local cheio de buracos no teto, que outro dia tinha ratos passeando pela UTI infantil, não tem papel toalha, não tem álcool em gel e nem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os médicos trabalharem. Os pacientes que já estavam internados lá nem sequer foram removidos. Como vai atender os pacientes de coronavírus?”, questiona o médico. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da assessoria, reconhece todas as falhas do local e afirma que tenta resolvê-las. Na entrega do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o prefeito Emanuel Pinheiro havia informado que, em 100 dias, o antigo Pronto-Socorro seria fechado para passar por uma reforma e se tornar o novo Hospital da Família. Entretanto, o mundo e, por consequência a Capital, foram atingidos pela pandemia da Covid-19. 

"Mediante o cenário, as medidas tiveram que ser adequadas e optou-se para que a unidade fosse de referência”, explicou a assessoria. 

Em relação aos ratos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil, o Município trabalha na desratização do prédio. 

Além disso, o município informou que os leitos da Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Verdão serão destinados exclusivamente para esse atendimento, conforme o decreto nº 7.849, que será publicado nesta segunda-feira (23). O HMC também irá disponibilizar alguns leitos para o atendimento de coronavírus. 

Com relação aos EPI’s, a Prefeitura afirma que vem fazendo aquisição, mas frente ao cenário enfrentado pelo país, há dificuldades na compra e recebimento desse material. “A Prefeitura ressalta que tem carinho e agradece o empenho dos profissionais da saúde, dos médicos em especial, que estão trabalhando, que estão na linha de frente no combate do coronavírus”, finaliza. 

Veja nota da Secretaria Municipal de Saúde:

-A Prefeitura de Cuiabá não mede esforços no sentido de evitar a disseminação do coronavírus e entende que esse momento é de união de esforços e do cumprimento de medidas drásticas frente ao cenário desolador que nos é projetado;

-Todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para o atendimento de pacientes infectados com coronavírus foi adquirido seguindo normas especificadas pelo Ministério da Saúde.

-Alguns carregamentos de EPIs já chegaram à capital e já foram distribuídos nas unidades de saúde, observando um fluxo de entrega, para evitar desperdício.

- A Prefeitura de Cuiabá aguarda a chegada de novos carregamentos com EPIs e medicamentos nesta semana e na próxima.

-A gestão reconhece que prédio do Pronto Socorro velho é uma estrutura antiga, que apresenta problemas. Como já é de conhecimento de todos, existe um projeto para uma grande reforma do antigo PS, para ser transformado no Hospital da Família, mas neste momento de enfrentamento ao coronavírus é necessário que o prédio seja usado para atender a possíveis pacientes que venham a ser internados. A unidade será devidamente adequada para essa finalidade.

 

-O prefeito Emanuel Pinheiro agradece e enaltece o trabalho de profissionais da saúde, que não medem esforços para trabalhar pela saúde da população cuiabana.

Comente esta notícia