02.06.2020 | 15h40


GERAL / MAIS DE 2 MESES FECHADOS

Shoppings de Cuiabá reabrem nesta quarta-feira com horário reduzido

Além dos três shoppings centers, o shopping popular também está autorizado a retomar as atividades desde que adotada uma série de medidas restritivas


DA REDAÇÃO

Após mais de dois meses com as portas fechadas, os shoppings centers e o Shopping Popular de Cuiabá retomam as atividades nesta quarta-feira (3) com horário reduzido e uma série de medidas de segurança que deverão serão adotadas pelos lojistas para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Após reivindicações dos representantes dos setores, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assinou o decreto n° 7.929/2020, na semana passada, liberando o funcionamento a partir desta quarta-feira. Os estabelecimentos estão sem atender desde março quando foram anunciadas as primeiras medidas restritivas contra a disseminação do coronavírus.

O horário de funcionamento dos shoppings centers será de segunda a sábado, das 14h às 22h. Será permitida entrada de apenas 30% da capacidade de público e deverão fechar aos domingos e feriados.

O decreto estabelece uma série de medidas que deverão ser adotadas pelos estabelecimentos como aferição da temperatura corporal dos clientes e funcionários na entrada, através de termômetro infravermelho; uso obrigatório de máscara; desativação de bebedouros; uso de elevadores de maneira individual, ou somente por membros da mesma família.

Além disso, o decreto estabelece a redução de 50% das mesas das praças de alimentação e o distanciamento de dois metros entre as pessoas que estiverem no local.

O fornecimento de alimentos e bebidas na modalidade self-service estará autorizado a funcionar a partir do dia 8 de junho. Os restaurantes terão que instalar uma proteção (anteparo salivar) nos equipamentos de bufê para evitar a contaminação do vírus.

No espaço serão permitidos shows ao vivo com a quantidade máxima de dois músicos por apresentação.

Os lojistas também deverão seguir algumas regras como: disponibilização de álcool em gel 70%; demarcação no piso; higienização das máquinas eletrônicas; proibição da prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados, produtos cosméticos e de higiene pessoal (batom, perfumes, bases, pós, sombras, cremes, entre outros).

Cinemas, estabelecimentos de ensino, academias, parques e espaço kids que funcionam dentro dos shoppings continuam com as atividades suspensas.

Os shoppings centers funcionarão até o dia 30 de junho com 30% da capacidade máxima de lotação, sendo que após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade dependendo da curva de contágio na Capital.

Shopping Popular

O Shopping Popular também retoma as atividades dia 03, porém, em horário diferenciado, das 9h às 17h, de segunda a sábado.

A retomada será alternada de 50% dos boxes, em regime de revezamento, e o estabelecimento poderá atender apenas 30% de sua capacidade máxima de lotação. Está proibido o funcionamento aos domingos e feriados.

Veja o decreto na íntegra.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO