facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

20 de Junho de 2016, 16h:00 - A | A

GERAL / VEJA VÍDEO

Servidores do Indea são impedidos de trabalhar por grevistas

Servidores do Indea são separados em dois sindicatos: Sintap mantém greve e Sinfa suspendeu a paralisação.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Uma divisão de categorias dentro do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) está fazendo com que parte dos servidores que decidiram suspender a greve não possa trabalhar por conta do bloqueio feito por outra classe de servidores que manteve a greve, mesmo com a declaração de ilegalidade pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Os servidores filiados ao Sintap decidiram manter a greve, já os filiados ao Sinfa suspenderam a paralisação e iriam retornar ao trabalho nesta segunda-feira (20). No entanto, na unidade de Várzea Grande, eles foram impedidos de entrar no prédio pelos grevistas filiados ao Sintap.

A liminar impetrada pelo governo e acatada pela Justiça atingiu o Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) e o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa-MT). 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mesmo pulando o muro onde um sindicalista do Sintap impedia a passagem pelo portão, um servidor vinculado ao Sinfa não conseguiu entrar no local de trabalho porque o cadeado do prédio havia sido trocado.

Os servidores filiados ao Sintap decidiram manter a greve, já os filiados ao Sinfa suspenderam a paralisação e iriam retornar ao trabalho nesta segunda-feira (20). No entanto, na unidade de Várzea Grande, eles foram impedidos de entrar no prédio pelos grevistas filiados ao Sintap. A cena foi filmada (veja abaixo), houve bate-boca entre os dois lados de sindicalistas. Mesmo pulando o muro onde um sindicalista do Sintap impedia a passagem pelo portão, um servidor vinculado ao Sinfa não conseguiu entrar no local de trabalho porque o cadeado do prédio havia sido trocado.

O Sintap não reconhece o Sinfa como sindicato alegando que ele não possui carta sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas o Sinfa afirma que tem legitimidade para responder pelos fiscais de defesa agropecuária e florestal pois é reconhecido pelo Governo, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Poder Judiciário. 

Mesmo com a suspensão da greve pelos 11,28% da RGA (revisão geral anual), o Sinfa mantém o estado de greve, o que significa que a paralisação pode ser retomada, mas isso somente deve ocorrer caso o sindicato consiga derrubar a liminar que decretou a greve ilegal na Justiça. O agravo regimental contra a liminar deve ser impetrado no TJ ainda nesta semana.

No âmbito do Sintap, a assessoria de imprensa afirma que ainda não houve notificação formal sobre a ilegalidade e a greve se mantém nos 141 municípios, garantindo o cumprimento dos 30% do efetivo em funcionamento no Indea, em revezamentos nas barreiras fixas e volantes e postos fiscais, pra não prejudicar o status sanitário de Mato Grosso. 

VEJA VÍDEO EM QUE SERVIDORES SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR NA UNIDADE:

 

 

Comente esta notícia

Povo de MT 21/06/2016

esse cara que esta no portão deveria ser preso, que falta de vergonha na cara.

positivo
0
negativo
0

Joao batista 20/06/2016

Temos q parabenizar a união desses servidores do sintap que não se sujeitaram as pre $$oés desse.governo fascista. Qual benefício esses outros servidores terão em.furar a greve? Vcs acham q e por q eles são bonzinhos? Por q o governo aumenta taxas impostos e não. Pode passar um.direite do servidor? Por q proteger tanto o agro negocio?

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1