ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
A prestação de serviços essenciais, ou melhor, a ausência deles, lideraram o ranking de reclamações no Procon Estadual em setembro. De acordo com os dados divulgados pelo órgão, foram protocolados no mês 1.728 procedimentos administrativos. O índice segue o balanço divulgado referente ao mês de agosto, quando os serviços essenciais lideram a lista de reclamações.
Para este setor foram registrados 694 atendimentos no órgão de defesa do consumidor. Enquadrando nesta lista, o serviço de ‘água e esgoto’ foi alvo de 343 reclamações. Seguido de telefonia móvel com 119 reclamações e 117 protestos contra os serviços de energia elétrica.
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O setor 'Serviços Privados', com 352 reclamações ficou em segundo lugar, registrando 74 procedimentos para a categoria 'Escola (1ª, 2º Graus e Superior)', 67 para 'TV por Assinatura' e 61 para a categoria 'Estabelecimento Comercial'.
Em terceiro lugar ficou o setor 'Assuntos Financeiros', com 325 reclamações, sendo registradas 119 reclamações para a categoria 'Banco Comercial', 64 reclamações para 'Cartão de Crédito' e 30 para 'Cartão de Loja'.
Em quarto lugar ficou o setor 'Produtos', que registrou 318 reclamações, sendo 47 para 'Telefone', 26 para 'Microcomputador/Produtos de Informática' e 23 reclamações para a categoria 'Móveis para Quarto'.
O setor Saúde' registrou 20 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Habitação' e 'Alimentos'. Juntos, os dois setores tiveram 19 reclamações no mês de setembro de 2014.