facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

09 de Março de 2016, 08h:44 - A | A

GERAL / 13 DE MARÇO

Segurança terá esquema especial para acompanhar manifestações de rua

Será instalado o Gabinete de Gestão de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle, presidido pelo secretário de Segurança Pública Fábio Galindo e composto pelos comandantes das Polícias Militar, Civil, Politec e Bombeiros

DA REDAÇÃO



Diante da expectativa do aumento de participantes, nas manifestações de rua, neste domingo (13), em Cuiabá, onde cerca de 50 mil pessoas devem protestar contra a atual gestão do governo Federal e os indícios de corrupção na Petrobrás que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) anunciou que irá colocar em operação um esquema especial de segurança para garantir o direito constitucional à liberdade de manifestação nos protestos previstos para este domingo, dia 13 de março.

A participação popular, independentemente do conteúdo ideológico, é direito constitucional e base fundamental do Estado Democrático de Direito, cabendo ao Estado a garantia da situação de normalidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para isto, será instalado o Gabinete de Gestão de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle, presidido pelo secretário de Segurança Pública Fábio Galindo e composto pelos comandantes das Polícias Militar, Civil, Politec e Bombeiros, além das instituições municipais e federais parceiras.

Considerando a possibilidade de manifestações simultâneas na região metropolitana, a Sesp alerta que os organizadores devem informar por escrito, à Secretaria de Segurança Pública, o horário previsto para início e fim do evento, local, itinerário e previsão de público. A comunicação deve ser realizada até as 18h de quinta-feira (10). No interior do Estado, o documento deverá ser dirigido ao comandante local da Polícia Militar.

 

Durante as manifestações, a Secretaria de Segurança Pública deverá empregar a tropa ordinária e as tropas especiais como cavalaria, batalhão de choque e aeronave. 

Comente esta notícia