facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

06 de Abril de 2020, 11h:37 - A | A

GERAL / PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Secretário estima que há mais de 600 contaminados em Mato Grosso

Gilberto Figueiredo explica que são pessoas que foram infectadas pelo vírus, mas não apresentaram sintomas e não procuraram unidades de saúde

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo disse que há uma estimativa que cerca de 600 pessoas foram contaminadas pela Covid-19, mas o Estado não foi notificado. 

Durante uma transmissão online no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na manhã desta segunda-feira, ele comentou que são casos de pessoas que foram infectadas pelo vírus, mas não apresentaram sintomas e, por isso, não procuraram nenhuma unidade de saúde. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Figueiredo ainda explicou que há um "iceberg submerso" de casos estimados. Disse que o Ministério da Saúde possui uma estatística que aponta proporção de 10 para cada um caso confirmado.

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no domingo (5), 60 casos de coronavírus foram confirmados em Mato Grosso.

"Temos um iceberg submerso de casos estimados na proporção de 10 para cada um, isso significa que nós temos, nesse momento, 60 casos confirmados, muito provavelmente existam outros 600 que nós não enxergamos, pacientes que foram infectados e não tiveram sintomas e não fizeram nenhum registro e não procuraram nenhuma unidade de saúde", disse durante transmissão ao vivo nas redes sociais do governo.

O secretário comentou que o pico do vírus deve acontecer na segunda quinzena deste mês e para evitar a disseminação o governo esta adotando campanha para que a população utilize máscara, como forma de evitar a contaminação, além da preparar leitos para atender casos graves.

Casos em MT

Segundo a SES, em Mato Grosso há 60 pessoas contaminadas pelo vírus, sendo 38 em Cuiabá, quatro em Várzea Grande, quatro em Tangará da Serra, três em Sinop, e um  Nova Mutum, Mova Monte Verde, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta, cada.

A primeira morte por coronavírus registrada no Estado ocorreu na madrugada da última sexta-feira em Lucas do Rio Verde. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima é um homem de 54 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão.

Comente esta notícia