facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

26 de Abril de 2015, 12h:03 - A | A

GERAL / EMPRESAS OPERAM HÁ 13 ANOS

Prefeitura vai lançar edital para licitar novas linhas do transporte coletivo

Desde 2002 as empresas operam o serviço em Cuiabá sem a realização licutação

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Procuradoria do Município elaboram o edital de licitação do transporte público da Capital, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Desde 2002 as empresas operam o serviço em Cuiabá sem a realização de certames.

O titular da secretaria, Thiago França, afirmou nesta sexta-feira (24) que poderão participar empresas de todo país, sendo que o principal objetivo da licitação é trazer a renovação da frota, melhorando a qualidade dos serviços.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Entendemos que é preciso melhor a qualidade desse serviço e não tem outro caminho, senão licitar, para criar novas regras jurídicas e contratuais”.

O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) determinou uma ampla inspeção de toda frota circulante em Cuiabá, além da confecção de um edital com novas regras jurídicas e contratuais, levando em consideração o impacto no trânsito que pode ocorrer com a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VL) na Capital.

“Estamos nos reunindo e estudando qual melhor modelo de licitação iremos adotar. Existe um esforço para construção desse edital, e a conclusão do trabalho da inspeção de frota que estamos fazendo nos ônibus vai ser fundamental. Entendemos que é preciso melhor a qualidade desse serviço e não tem outro caminho, senão licitar, para criar novas regras jurídicas e contratuais”, disse ao RepórterMT o secretário.

Atualmente, quatro empresas prestam o serviço em Cuiabá, a Pantanal Transportes, Norte Sul Transportes, Integração Transportes e União Transporte (esta última faz a integração Cuiabá-Várzea Grande). A tarifa praticada é de R$ 3,10. 

Existe um grupo na Prefeitura de Cuiabá que tem a missão de elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, conforme determina a Lei Federal n° 12,587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

A comissão terá que definir um redesenho do sistema de transporte coletivo. Isto porque “há uma indefinição quanto à conclusão das obras do VL. Essa comissão é composta por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento e da Procuradoria Geral do Município e ainda da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Comente esta notícia