facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

09 de Abril de 2015, 08h:48 - A | A

GERAL / TRAGÉDIA DA CASA DE CÂMBIO

PM que matou colega de farda e funcionária quer R$ 20 mil por danos morais

Soldado Leandro Almeida processou o RepórterMT por ter divulgado matéria de seu suposto 'bico' na casa de Câmbio na tarde trágica de 24 de fevereiro de 2014. O processo é assinado pelo advogado Carlos Odorico Dorilêo Rosa Jr

ANDRÉ MICHELLS
DA REDAÇÃO



O policial militar afastado das ruas (agora só faz serviços administrativos), Leandro Almeida de Souza, quer receber R$ 20 mil de indenização do RepórterMT por supostos danos morais.

Leandro, que conforme exames de balística da Politec, foi o autor dos disparos que mataram seu colega de farda, Danilo César Fernandes Rodrigues, de 27 anos, e a funcionária da empresa, a jovem Karina Fernandes Gomes, de 19 anos, na tarde do dia 24 de fevereiro do ano passado, durante uma tentativa de assalto na Casa de Câmbio Rápido, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O laudo que determinou que os tiros fatais partiram da arma de Leandro foi divulgado no dia 21 de março, pelo delegado Walfrido Nascimento, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

Para o PM, a reportagem que teria sido 'ofensiva' ao militar que matou dois, tem o títiulo: PM’s envolvidos na tragédia estavam cobrindo "bico" de colega que trabalhava como segurança.   

A reportagem narra que, fonte da Polícia Civil revelou que os PMs Danilo e Leandro teriam ficado na Casa de Câmbio a pedido do segurança do local, também um policial militar (de folga), momentos antes da tragédia ocorrer.

O PM, que fazia a segurança,  teria ido a um cliente do estabelecimento junto com uma funcionária, que levava uma grande soma em dinheiro. Danilo e Leandro, segundo a fonte, ficaram no interior da loja por cerca de 1 hora para fazer a 'segurança' enquanto o local ficaria 'descoberto'. Durante esse período, o assaltante Edilson Pedroso da Silva, de 29 anos, entrou no estabelecimento e começou a trágica troca de tiros. 

A fonte ainda destacou o estado emocional de Leandro após disparar várias vezes para conter Edilson. Com a fuga do criminoso, que também foi atingido nas costas, o policial militar ficou em estado de choque ao ver que Danilo e Karina haviam sido baleados. 

RepórterMT

viuva pm morto casa de camb

Viúva de PM morto por Leandro; angústia e pouca informação oficial, só as da Imprensa

Meses depois da tragédia, a viúva do PM Silvana Alves dos Santos, ainda buscava por informações sobre o caso. “Na verdade ficamos sem respostas, porque, até agora, não tivemos nenhum retorno. Minha sogra, que ainda está muito abatida, tem ido ao Batalhão, onde Danilo era lotado, mas não há respostas”, explicou ao RepórterMT em junho do ano passado. 

Silvana disse, na ocasião, que o policial Leandro estava exercendo as funções no Comando Geral da PM normalmente, naquele mês. Ela disse que recebeu a notícia de que o marido havia morrido, quando estava no trabalho dela, atravé do telefonema de um familiar. "Só temos a lamentar, sei que foi uma tragédia, mas todo mundo que foi envolvido, se tiver culpa, tem que ser penalizado”, afirmou. 

As imagens do circuito interno são claras e mostram os dois PMs no interior da loja, e Leandro trocando tiros com o bandido.

O PM acusado de duplo homicídio culposo, alega que o site, com essas informações, feriu sua honra. O processo é assinado pelo advogado Carlos Odorico Dorilêo Rosa Júnior, que alega, entre outras coisas, que o RepórterMT agiu com objetivo intencional de deturpar a notícia.

Diz ainda, pasmem, que o site citou o nome do PM acusado pelas mortes, sem autorização do mesmo. O advogado segue argumentando no processo que, "o site teria achincalhado a dignidade e a honra". 

Vamos relembrar. 

Fato  1: Os PMs estavam dentro do estabelecimento na hora do crime. 
Fato  2: O PM trocou tiros com o meliante dentro da casa de câmbio e ocasionou duas mortes. 
Fato  3: Se não foram cobrir bico de colega, foram fazer o que no local em pleno expediente? 
Fato  4: Uma bela jovem com futuro pela frente foi morta pela arma do PM que, agora, pede dano moral.
Fato  5: O próprio bandido disse, em depoimento, que entrou na loja e se deparou com o PM Leandro.
Fato  6: Leandro atirou no marginal até quando este já estava na calçada (como mostram as imagens), assumindo risco de matar mais um inocente na rua. 
Fato  7: Lendro atirou no bandido e matou Karina. 
Fato  8: Leandro atirou no bandido de novo e matou seu colega de farda. Vale lembrar que, Leandro, em depoimento, alegou que os tiros era do ladrão. 
Fato  9: O policial demonstrou-se despreparado para enfrentamento.
Fato 10: O PM morto deixou viúva Silvana Alves dos Santos, com quem estava casado havia 5 anos.  

"Contra fatos não há argumentos", diz a Máxima do Direito.  E, mesmo assim, com tudo o que sua falta de preparo para lidar com situações de pressão e risco ocasionou (matou um colega de farda e uma jovem de 19 anos), o policial afastado das ruas ainda se acha na razão para requerer indenização por danos morais? Qual seria a moral dele? Quanto ela valeria? 

Outra questão: o que pensariam os pais e a família de Karina ou os pais, a viúva e a família do PM assassinado sobre isso? Alô, MPE! 

Álbum de fotos

RepórterMT

Reprodução/ Facebook

RepórterMT

RpMT

reprodução

RepórterMT

reprodução tvca

gazeta

reprodução

Comente esta notícia

FABÃO 10/04/2015

quem não sabe que muitos deles fazem o famoso BICO, !!!! ta de parabéns o site muito boa materia !!!! ele estava só tomando cafe,agua,ha foi no banheiro

positivo
0
negativo
0

carlos 10/04/2015

acho que antes de alguns comentários muitos deveriam estudar e ler o CPP e o CP onde existe uma figura jurídica chamada erros execução onde um agente atira a fins de interromper a ação de um meliante e aceta um inocente ele respondera penalmente com ose tivesse acertado o meliante, outra o jornal foi sim tendencioso ao colocar este titulo da mateira a fins de gerar mais IBOP para quem conhece o local e viu a audiência bem como os autos la descreve por que os mesmo entraram no local para beber água, ou por ser policiais não possuem necessidades fisiológicas básicas,

positivo
0
negativo
0

ADEMIR DA GUIA 10/04/2015

O cara matou dois inocentes, não tem que ficar de mimimi não.. tem é que pagar pelo que fezz. pronto, falei

positivo
0
negativo
0

Pedro Jucá 10/04/2015

Rolivan, vai aprender escrever pra dps comentar..

positivo
0
negativo
0

laura matos 10/04/2015

Anônimo, vc não sabe ler? o que o Reporter disse é que PM’s envolvidos na tragédia estavam cobrindo "bico" de colega que trabalhava como segurança. COBRINDO BICO, entendeu?

positivo
0
negativo
0

anonimo 10/04/2015

Será que ninguém percebeu que o repórter mt disse que o pm estava fazendo "bico" sem saber se estava ou não? Isso é verdade? Quem disse? O gerente confirmou alguma coisa? Se fosse ele faria o mesmo...

positivo
0
negativo
0

Juliano Rens 10/04/2015

Me admira muito um magistrado acatar esse tipo de ação.. como diz o site, FATO: MATOU DOIS INOCENTES..

positivo
0
negativo
0

Luis 10/04/2015

Agora meu veio a dúvida, quem julga, a mídia ou a Justiça??? Prefiro acreditar que é a Justiça.

positivo
0
negativo
0

andre 10/04/2015

pela narração do site, isso esta virando briginha, cabe as autorizades tomar as atitudes cabiveis, e nao ficar nessa putaria de fulano de tal e blablabla.... teve despreparo da parte do pm. so fico feliz pq estao apurando o caso, seria pior se tivesse matato so o bandido, ae o DIREITOS HUMANOS iriam cair em cima dele. mais enfim, ESSE SITE JA ESTA IGUAL PAGE DO FACEBOOK. poderia ser interpretada e explicada de forma diferente esse caso

positivo
0
negativo
0

Bosna 10/04/2015

Despreparado e ruim de serviço! Dois tiros no bandido, dois inocentes mortos. Como um tipo desses passa em um concurso público para a nobre vocação de polícia??? Atenção Corregedoria da PM! Atenção Secretário Mauro Zaque! Atenção Comandante Zaqueu! Vamos depurar o quadro funcional do nosso Estado!!!

positivo
0
negativo
0

14 comentários

1 de 2
Última