facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

19 de Fevereiro de 2020, 20h:00 - A | A

GERAL / FAMÍLIA DENUNCIA

Paciente do Adauto é espancada por mulher com tornozeleira; veja vídeo

Direção do hospital e SES informaram que a família sabia dos riscos quando internou a paciente no local

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



A paciente Isabel Maria de Souza, de 53 anos, que sofre de esquizofrenia, foi espancada dentro do hospital psiquiátrico Adauto Botelho, na última sexta-feira (14), por uma mulher com tonozeleira eletrônica que também está no local. As duas se encontravam na mesma ala e foi relatado que a suspeita é agressiva.

A denúncia foi feita à TV Cidade Verde, pela irmã da vítima, Maria José Minikowski, e foi ao ar nesta quarta-feira (19), no programa Balança MT.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a diretoria do Centro Integrado Atendimento Psicossocial - Adauto Botelho informaram que a respeito do desentendimento ocorrido entre duas pacientes da unidade, que trata de transtornos mentais, a paciente agredida foi socorrida. 

“Com relação à paciente que cometeu a agressão, ela se encontra em ala separada. Foi aberto um procedimento para apurar as circunstâncias e as responsabilidades que envolvem a situação”, afirmou a SES.

Entretanto, o repórter Ricardo Martins foi até o hospital psiquiátrico e conversou com o diretor da unidade, João Botelho Santana, que se esquivou da entrevista, mas confessou que não havia como separar a vítima e agressora, e se absteve de reponsabilidade. 

A SES apontou que a responsabilidade é da família, “Os familiares dos pacientes, no momento da internação, assinam um Termo de Responsabilidade no qual tomam conhecimento dos riscos existentes aos internos, mesmo diante da rotina de segurança e de vigilância da unidade especializada”.

Além da agressora, haveria outra mulher de tornozeleira eletrônica no local.

A família da vítima cobra uma explicação e questiona se o Adauto Botelho é o lugar correto para que essas mulheres fiquem presas, pois é uma unidade de tratamento médico. 

Veja vídeo:

Comente esta notícia