alexametrics
10.10.2014 | 14h10


GERAL / FAIXA DE ÔNIBUS

Motoristas não respeitam e vias serão monitoradas por câmeras de segurança

Nos meses de agosto e setembro, 365 motoristas foram flagrados trafegando nos corredores exclusivos


DA REDAÇÃO

As faixas exclusivas de ônibus implantadas nas avenidas Isaac Póvoas e Getúlio Vargas serão monitoradas por câmeras de segurança por conta do desrespeito dos motoristas. O intuito da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) é flagrar os motoristas que continuam desrespeitando e aplicar multa""

 

"Não tem como monitorar toda a extensão das faixas exclusivas apenas com agentes de trânsito, também é necessário os motoristas terem a consciência de que é uma Lei e toda Lei deve ser cumprida. Cada um tem que fazer a sua parte”.

De acordo com um levantamento divulgado pela SMTU, nos meses de agosto e setembro, 365 motoristas foram flagrados trafegando nos corredores exclusivos. A multa para quem for flagrado nesta situação é de R$127,69. A infração é considerada grave e são somados cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Flagrantes feitos pelo RepórterMT mostram que , além de trafegar, os motoristas continuam estacionando nas faixas exclusivas, o que exige que os ônibus invadam por alguns instantes a pista destinada aos veículos pequenos. Esses motoristasque estacionam também serão multados e correm o risco de ter o veículo removido. A multa é de R$127,69 também com cinco pontos na CNH.

Ainda não há previsão de quando o monitoramento começa a funcionar, já que o novo sistema ainda não foi regulamentado pela Prefeitura e pela SMTU. “Estamos aguardando para então iniciar a implantação das câmeras, antes do sistema entrar em funcionamento os motoristas serão avisados, e as primeiras multas serão orientativas”, explica.

Novas Faixas: Antenor reclama da falta de posicionamento do Consórcio VLT, que é responsável pela implantação do novo modal de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande. “Ficamos dependentes do posicionamento do Consórcio para então iniciar a implantação das novas faixas nas avenidas. Inicialmente a vontade era de implantar na Avenida 13 de Junho, mas como as obras estão interditando parcialmente a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), não foi possível. Agora a intenção é implantar na Avenida do CPA, mas como está em obras continuamos do mesmo jeito”, explica Antenor.

 

Na Isaac Póvoas, a faixa exclusiva de ônibus foi implantada em setembro de 2013, já na Getúlio Vargas foi instalada em abril deste ano.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), os ônibus que trafegam na faixa exclusiva atingem a velocidade média de 24 km/h. Velocidade acima dos 13 km/h, registrados fora da faixa ou quando se depara com imprudentes em seu espaço demarcado.

Galeria de Fotos:
Crédito: RpMT
Crédito: RpMT
Crédito: RpMT
Crédito: RpMT










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime