facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

22 de Agosto de 2019, 08h:53 - A | A

GERAL / CÉU CINZA

Ministro diz que nuvem de fumaça sobre Cuiabá é causada por queima de lixo urbano

“Aqui na cidade, claramente, o fogo é colocado de forma proposital”, apontou o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

MAJU SOUZA
DA REPORTAGEM



O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles esteve em Mato Grosso, na quarta-feira (21), sobrevoando cidades do interior e a Baixada Cuiabana, junto com o governador Mauro Mendes (DEM), para realizar uma vistoria das consequências dos incêndios florestais e queimadas.

Salles afirmou que as maiores concentrações de focos estão no perímetro urbano e que fumaça que cobre a Capital mato-grossense é oriunda da queima de lixo. O ministro e o governador constataram que 70% das queimadas são em áreas urbanas, configurando incêndio criminoso. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Vimos às pessoas colocando fogo no lixo, estava em chamas quando estivemos nesses locais. Então se verifica que a maior concentração de focos aqui na região, está no perímetro urbano, essa é a razão pela qual há uma concentração de fumaça na cidade”, argumenta Salles.

Mato Grosso encabeça a lista de queimadas, dos noves estados que fazem parte da Amazônia Legal, divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Aqui na cidade, claramente, o fogo é colocado de forma proposital”, apontou o ministro. Para ele, esse tipo de atitude e extremamente prejudicial à saúde da cidade.

Ricardo Salles tem cumprido agenda, durante esse período de grandes números de incêndio, nas cidades e estados que estão tomadas pela fumaça.

Apenas nos seis primeiros meses do ano, o Estado registrou 5.352 focos de calor, se tornando líder isolado no ranking de queimadas do país. Houve um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi registrado 3.444 casos.

Comente esta notícia