facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

29 de Outubro de 2014, 15h:02 - A | A

GERAL / EM CUIABÁ

Militante de Getúlio Vargas, 'seo' Severino comemora 100 anos junto com a família em Cuiabá

Viúvo a menos de quatro anos, Severino comemora esta data ao lado dos entes queridos durante uma programação toda especial

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



Militante e defensor do ex-presidente Getúlio Vargas na região do estado do Acre, João Severino Sobrinho, comemora nesta quarta-feira (29), 100 anos de uma vida bem vivida, com muitas histórias que até hoje embalam a vida dos filhos, netos e bisnetos. Viúvo há menos de quatro anos, Severino comemora esta data ao lado dos entes queridos durante uma programação toda especial. 

José Severino é nordestino de nascença e cuiabano de coração, cidade que adotou a mais de oito anos, para onde se mudou para morar junto com o filho Elias Sobrinho.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O centenário atuou como ‘soldado da borracha’ entre 1943 e 1945, quando mudou-se para a Amazônia, com o objetivo de trabalhar com a extração de látex das seringueiras. Severino também atuou de forma ativa na defesa da administração patriarcal do ex-presidente Getúlio Vargas.

arquivo pessoal

IMG-20141029-WA0000.jpg

José Severino comemorou o aniversário com os filhos e o neto nesta quarta-feira (10).

E como todo bom centenário, Severino mantém uma rotina com algumas manias, que segundo ele, ‘é o segredo para a longevidade’. Uma das táticas para ter uma melhor qualidade de vida foi cortar em definitivo o consumo de carne vermelha. De acordo com o filho Elias, frango é a comida indispensável em seu cardápio. “Ele adora asinha de frango, todos os dias tem que ter na mesa“, confidencia o filho.

Além do tradicional ‘franguinho’, Severino também não dispensa uma boa tigela de açaí. “Todos os dias no café da manhã tem que ter açaí. Ele diz que é o que dá força e energia para enfrentar o dia”. Mesmo com a idade avançada, Severino, felizmente, não enfrenta nenhum problema grave de saúde, além dos tradicionais que acompanham sua experiência de vida.  

"Ele come asinha de frango e uma tigela de açaí todos os dias", confidenciou o filho

Além do prazer de poder contemplar por um tempo maior as belezas mundanas, Severino já coleciona uma grande família, com nove filhos, 15 netos e cinco bisnetos. Mas pela distância, apenas três filhos vão poder comemorar junto com Severino esta data.

Elias conta que foi organizada uma programação especial para esta quarta-feira. Logo pela manhã, Severino teve ‘um dia de rei’ em um salão de beleza, onde fez a barba e o cortou os cabelos. Ele também curtiu um almoço especial em um restaurante de Cuiabá. E a partir das 16h terá uma comemoração especial ao lado de amigos e familiares, com direito a bolo e vela de aniversário.

Comente esta notícia