facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

19 de Março de 2019, 19h:00 - A | A

GERAL / ESTADO É GRAVE

Menina de 8 anos é internada com meningite na UTI do Santa Rosa

Segundo a Secretaria de Saúde, os exames apontaram Meningite Traumática, ou seja, causada por trauma, em que não há risco de contágio ou propagação.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Uma menina de 8 anos, identificada pelas iniciais M.E., está internada em estado grave numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, com meningite traumática.

O caso foi confirmado pela Secretaria do município de Juína (720 km da Capital) na tarde desta terça-feira (19). Segundo o Município logo após ser diagnosticada com suspeita de meningite, na quinta-feira (14), M.E foi transferida no dia seguinte para o hospital de Cuiabá, onde já passou por cirurgia e se recupera da doença, porém, seu quadro inspira cuidados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A secretaria afirma ainda que este é o primeiro caso de meningite registrado em Juína em 2019 e ressalta que não se trata de um surto, mas sim de um caso isolado, em que todas as medidas de profilaxia já foram executadas com atenção redobrada.

"Após a realização de todos os exames a ocorrência está classificada como Meningite Traumática, ou seja, causada por trauma, em que não há risco de contágio ou propagação", confirma comunicado feito pela secretária de Saúde de Juína Leda Villaça  .

Até o momento, a informação que se tem é de que a criança – que sofre de sinusite - teria batido a cabeça enquanto brincava num parquinho do município, o trauma teria feito com que a meningite se desenvolvesse. Ou seja, a doença não é contagiosa.

A meningite pode ser causada por uma série de micro-organismo - vírus, bactérias, fungos, parasitas e até mesmo complicações de outras doenças como sarampo e pneumonia. Por esta razão continua sendo importante que todas as pessoas estejam imunizadas contra a doença de forma direta e indireta. Recomenda-se que as pessoas evitem permanecer em locais fechados e com aglomerações, e intensifique os cuidados com higiene: lavar as mãos, utilizar álcool em gel e não compartilhar objetos pessoais.

No caso da meningite, especificamente, as vacinas que fazem parte do calendário oficial são a Meningo C, Pneumo 10 valente, a Haemophilus Influenzae e a BCG, que imuniza contra formas graves de tuberculose com possibilidades de evoluírem para meningite. Todas as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

Sintomas

Os sintomas da meningite bacteriana e viral incluem início súbito de dor de cabeça, febre, convulsão, rigidez do pescoço, náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade à luz.

Na criança abaixo de um ano, observa-se choro persistente e inchaço na moleira. Em alguns casos o paciente pode apresentar manchas vermelhas na pele.

(Com assessoria).

Veja nota:

SAÚDE COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde de Juína vem a público comunicar sobre a ocorrência de Meningite registrada. Após a realização de todos os exames a ocorrência está classificada como Meningite Traumática, ou seja, causada por trauma, em que não há risco de contágio ou propagação.

A criança acometida permanece em estado grave e inspira cuidados.

Permanecemos juntos à família na vontade de que a paciente se recupere da melhor maneira possível.

E reforçamos sobre a importância em mantermos nossos filhos com a carteira de vacinação sempre em dia.

 

Leda Villaça 

Secretária de Saúde

Comente esta notícia