facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

17 de Fevereiro de 2015, 06h:55 - A | A

GERAL / SAÚDE NA UTI

Mendes admite que Hospital São Benedito pode não sair do papel

“Eu já disse várias vezes que não vou abrir esse hospital se o governo Federal não cumprir aquilo que ele já combinou conosco, que é a verba da manutenção do dia a dia, porque isso ficou claramente combinado".

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Embora com boa parte do prédio concluído, o Hospital Municipal São Benedito, que era a promessa do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), para ‘desafogar’ o atendimento público na região metropolitana pode não sair do papel, conforme admitiu o próprio chefe do Executivo Municipal, em declarações à imprensa.

"Não vou abrir esse hospital se o governo Federal não cumprir aquilo que ele já combinou conosco, que é a verba da manutenção do dia a dia".

“Eu já disse várias vezes que não vou abrir esse hospital se o governo Federal não cumprir aquilo que ele já combinou conosco, que é a verba da manutenção do dia a dia, porque isso ficou claramente combinado entre mim, o ministro na época, o secretário executivo e várias testemunhas”, disparou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A verba do qual o prefeito se refere são em torno de R$ 7 milhões em recursos federais. O custo mensal para manter o hospital seria de R$ 15 milhões, que conforme Mendes seriam divididos entre os governos.

“A parte da Prefeitura é reformar esse hospital,  fazer toda aquisição de equipamentos e o governo Federal já deu o dinheiro para comprar os  equipamentos, mas o custeio que é o gasto mensal, nós vamos ter que fazer uma pactuação entre o município de Cuiabá, o governo Federal e o  governo do Estado”, frisou.

À imprensa, o prefeito justificou que o atraso da entrega do hospital, que estava prevista para março de 2014, se deve à burocracia do sistema público e prevê que a entrega seja possível um ano após o prazo original.

“Tivemos um atraso no repasse do governo Federal. Estamos fazendo aquisição dos equipamentos. Infelizmente, hoje fazer obra no Brasil é uma grande dificuldade. Temos isso na Prefeitura. Nós temos isso no Estado. Nós temos isso no Brasil em função das dificuldades que as empresas que ganham essas licitações, elas têm para implementar e entregar. Existe  uma previsão para agora o mês de março, nós estarmos com tudo finalizado”, argumentou.

De acordo com o projeto o hospital São Benedito terá 81 leitos de enfermaria para alta complexidade e 30 UTIs, sendo quatro salas cirúrgicas. A prefeitura também já tem contrato com a Santa Casa de Misericórdia para a locação de 30 leitos de retaguarda.

O Hospital São Benedito está previsto para funcionar na estrutura abandonada do antigo Hospital das Clínicas, no bairro Quilombo, na capital.

Conforme nota divulgada pela Prefeitura, o governo federal deverá vistoriar as instalações do futuro hospital na primeira quinzena de dezembro.

Comente esta notícia

MAURO FIGUEIREDO 17/02/2015

MAURO MENTES CONTINUA O MESMO, NÃO CUMPRE O PROMETIDO E JOGA A CULPA NO GOVERNO FEDERAL. VEJA A BAGUNÇA QUE TÁ A TAL "REVITALIZAÇÃO DO PORTO", NA BEIRA RIO. E AS OBRAS FORAM PROMETIDAS PARA A COPA DE 2.014. COMO MO CASO DO HOSPITAL, NA BEIRA RIO A CULPA DE "OUTRO". O MAUTO MENTES JÁ CUMPRIU O SEU PAPEL, ELEGEU O FÁBIO GARCIA DEPUTADO. E FEZ MUITAS PROMESSAS, ESTÃO TODAS GRAVADAS.

positivo
0
negativo
0

cpa 17/02/2015

Esse prefeito e ruim demais, não consegue administrar, não sei como administra suas empresas.fala mto. Vamus dar um basta nas urnas para esse aventureiro

positivo
0
negativo
0

Vera Albert 17/02/2015

Só saberá se o governo federal não vai cumprir com suas obrigações depois de estar pronto o hospital pois para isso acontecer o hospital deve estar aberto para receber verbas de manutenção.Antes disso qualquer leigo sabe que é impossível enviar verbas de manutenção.Faça sua parte que depois a população cobra o resto. Por que sofrer por antecipação? ?????

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1