facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

15 de Fevereiro de 2015, 00h:52 - A | A

GERAL / FIES AMEAÇADO

Mec dá prazo até dia 23 para Unic reduzir reajuste; universidade faz acordo com alunos

Por causa do aumento excessivo alunos do Fies têm problemas para renovar contratos com universidade; há cursos com reajuste muito acima da inflação

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O Ministério da Educação (MEC) deu à Universidade de Cuiabá um prazo até o dia 23 de fevereiro para reduzir  o índice de reajuste das mensalidades. Por conta do aumento excessivo efetuado no início deste ano letivo, os alunos contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão tendo problemas para fazer o recadastramento semestral, conforme denunciou o RepórterMT, na semana passada. 

A estudante de Educação Física Sueli Cristina Domingues teve este problema. Passou a manhã inteira do dia 5 de fevereiro na fila de espera na Unic para resolvê-lo, mas não conseguiu. Segundo ela, a Unic orienta os alunos a fazerem a renegociação da dívida pelo site do Fies. “Eu fiz isso mas não tem como finalizar o processo quando a gente volta à universidade, a gente chega lá e não resolve nada, porque dá um errado denominado ‘E  414’. As aulas vão começar e meu nome não vai constar no portal da Unic, não vai aparecer nas chamadas, não terei como acessar minha vida estudantil virtualmente, então são várias preocupações”, reclama Sueli.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Pressionado pelas instituições de ensino superior, o MEC elevou para até 6,4% o reajuste que poderá ser aplicado nas matrículas para o Fies. Mas a Unic aplicou até 12%, por isso está sendo chamada a recuar.

Anteriormente, o Mec havia bloqueado o crédito para as instituições que aumentaram as mensalidades acima de 4,5%, que é a meta de inflação fixada pelo governo.

Segundo a assessoria do MEC, a mudança ocorreu depois que equipes técnicas da pasta e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) analisaram as informações prestadas pelas instituições de ensino. Com o novo patamar de reajuste, o Ministério anunciou que o sistema para novos contratos do Fies será reaberto no dia 23. A unic chegou a um acordo com.os alunos e eles podem continuar estudando normalmente até que se resolva a questão. 

As inscrições poderão ser feitas no portal do programa. A novidade é que será estabelecido um prazo para que os estudantes solicitem o Fies. As inscrições estarão abertas até 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.

Segundo o MEC, os estudantes que aderirem ao fundo de financiamento até 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas pela portaria, no final do ano passado.

Os que aderirem a partir de 30 março deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

As inscrições do Fies foram suspensas no início do ano para adequação às novas normas. Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. As mudanças no Fies, feitas pela portaria do MEC, causaram polêmica no setor, pela possível redução de contratos. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Comente esta notícia

Antonio 19/02/2015

Se for para estudar pra ir para uma federal pra falar "façam que nem eu", prefiro continuar na Unic mesmo.

positivo
0
negativo
0

Junior 19/02/2015

Façam que nem eu, estudem e vão para uma Universidade Federal!! O FIES é uma excelente ferramenta para aqueles que querem estudar em universidades particulares, até mesmo porque as federais não têm vagas para todos, mas infelizmente essas universidades particulares só se preocupam com as cifras que recebem dos estudantes, e essa UNIC é a mais mercenária!

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1