13.07.2019 | 07h40


APÓS 4 MESES FECHADA

Mauro anuncia inauguração da Santa Casa 'reconstruída'; veja fotos

Governador destaca que unidade está pronta para receber os pacientes. Inauguração é prevista para o próximo dia 23.


DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou que a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá será no próximo dia 23, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O hospital está com as portas fechadas desde 11 de março e segundo o chefe do Executivo após grande reforma ficou irreconhecível e irá surpreender a população.

Na quarta-feira (10), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo já havia falado da possibilidade de inaugurar o hospital no próximo dia 18, mas que ainda estava aguardando a confirmação da presença do ministro no evento, já que o Ministério da Saúde fará um aporte de R$ 10 milhões para ajudar no funcionamento do hospital.

Mas em coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira (12), o governador destacou que o hospital seria reaberto independente da presença do ministro.

"Lá [Santa Casa] desde a cozinha, que era um lixo, ela foi totalmente quebrada e reconstruída. Piso de UTI, teto de UTI, paredes... Tudo, tudo... Foi uma reforma gigantesca, recepção, móveis, tudo novo, tudo trocado, sala, escritório...", relatou o governador.

"Ele foi convidado. Ele é o ministro, se comprometeu de fazer um aporte de 10 milhões para Santa Casa. Mas chegando a data nós vamos inaugurar. A presença dele será muita bem vida, mas não vamos ficar pendentes disso", destacou o governador. Apresença foi confirmada no período da noite.

Mendes também ressaltou o trabalho gigantesco para reformar o hospital em tempo recorde. Uma força-tarefa que reuniu mais de 200 homens.

"Lá [Santa Casa] desde a cozinha, que era um lixo, ela foi totalmente quebrada e reconstruída. Piso de UTI, teto de UTI, paredes... Tudo, tudo... Foi uma reforma gigantesca, recepção, móveis, tudo novo, tudo trocado, sala, escritório... Uma grande reforma foi feita e isso tem muitos detalhes”. 

O governador destacou que só a estrutura externa (fachada) da Santa Casa não foi mexida, pelo fato de sua arquitetura em estilo colonial ser tombada pelo patrimônio histórico.

Conforme o secretário de Saúde, o hospital deve entrar em funcionamento dois dias depois da inauguração, provavelmente no próximo dia 25.

Isso porque, conforme Gilberto, a Secretaria precisa de tempo para desinfecção de áreas estratégicas, como é o caso do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para começar a receber os primeiros pacientes.

Depois da conclusão dos procedimentos, o hospital iniciará suas atividades com atendimentos cirúrgicos, oncológicos e nefrológicos. A equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias. Além disso, as UTIs já estarão com 100% da sua capacidade em operação, com possibilidade de o hospital realizar em torno de 180 cirurgias por mês, de média e baixa complexidade.

Mendes fez vista à unidade esta semana e registrou fotos de alguns setores após a reforma e publicou em sua página no Instagram.

Veja abaixo as imagens de como ficou o Hospital Estadual Santa Casa.

Galeria de Fotos:
Crédito:
Crédito:
Crédito:
Crédito:
Crédito:
Crédito:
Crédito:










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER