30.03.2020 | 08h46


GERAL / PANDEMIA MUNDIAL

Mato Grosso já tem 16 casos confirmados de coronavírus em 4 municípios

No país, já são 4.256 pessoas testadas positivas para Covid-19.


DA REDAÇÃO

Mato Grosso já tem 16 casos confirmados do novo coronavírus, conforme boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no final da tarde de domingo (29). Ao todo, 13 estados já registraram mortes pelo doença. Mato Grosso não está entre eles. 

A maior concentração de casos no Estado está na Capital. As outras cidades que confirmaram contaminação pela Covid-19 são Nova Monte Verde, Rondonópolis e Várzea Grande. 

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem feito o monitoramento das suspeitas e até  o momento foram contabilizadas 356. Exames estão sendo realizados. 

No país, já são 4.256 pessoas testadas positivas para Covid-19. 

A SES só divulga boletins de segunda à sexta-feira.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO