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Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

05 de Julho de 2016, 10h:54 - A | A

GERAL / 52ª EXPOAGRO

Luiz Tejon aponta necessidade de investimentos em mídia

A palestra mais concorrida desta segunda-feira (4) foi a do publicitário e jornalista José Luiz Tejon, com especialização em Harvard,

DA ASSESSORIA



O primeiro dia do Fórum das Cadeias Produtivas, durante a 52ª Expoagro Inovadora, teve como tema principal a sojicultura e milhocultura no Estado. Os assuntos foram debatidos e discutidos no decorrer de cinco palestras, que contaram com especialistas em diversos setores, com o foco voltado para o agronegócio.

​A palestra mais concorrida desta segunda-feira (4) foi a do publicitário e jornalista José Luiz Tejon, com especialização em Harvard, Pace University, MIT e Insead (na França), que apresentou o tema “Agronegócio. O que eu tenho a ver com isso?”. Ele utilizou toda sua experiência profissional para mostrar que o setor do agronegócio, mesmo sendo um caso de sucesso, precisa trabalhar com mais profissionalismo a questão da imagem do setor. 

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​“O agronegócio é de fato um centro de cadeias produtivas, com vínculos na ciência, tecnologia, até o consumidor final. Temos que ter muito diálogo com a sociedade, que é o principal cliente do agronegócio, portanto é preciso aprender a falar, vender e ter um bom marketing com a sociedade, uma vez que o dinheiro do agronegócio retorna através das gôndolas dos supermercados”, analisou. 

​Eleito por quatro vezes consecutivas como palestrante “Top Five” do país, pelo prêmio “Top of Mind Estadão”, José Tejon ressaltou que as grandes marcas da agroindústria vêm demonstrando essa preocupação em mostrar a origem desses produtos, que chegam a mesa dos consumidores. Para ele, chegou à vez dos produtores utilizarem a mídia para divulgar a importância e a responsabilidade do trabalho no campo.

​Para ele, será preciso organizar isso, para evitar ruídos de comunicação. “Tem que ter um conteúdo bem feito e levar em consideração aspectos sutis e humanos. Vejo a falta de analisar as percepções urbanas, avaliar percepções dentro da área rural e administrá-las. Hoje existe uma verdadeira Torre de Babel, muita coisa sendo falada, mas sem uma orquestração. Temos a necessidade de uma orquestração do marketing do agro brasileiro, para que se falasse de uma maneira educativa, homeopática e em longo prazo”, avaliou.

 Ainda na programação do Fórum das Cadeias Produtivas contou com as palestras “Carne Suína – consumindo com mais sabor e saúde”, com a mestra em nutrição clínica, Thaliane Dias; “Panorama da Suinocultura”, com Custódio Rodrigues de Castro Júnior; “Cultivo de soja na Baixada Cuiabana”, com o veterinário e produtor Raul Santos Costa Neto; e encerrando o fórum a palestra show “Os desafios da competitividade no Brasil”, com o cientista político e colunista do jornal Folha de São Paulo, Marcos Troyjo.

 O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, enfatizou a importância das tendências apresentadas nas palestras, indicando ser uma grande oportunidade de aprendizado, tanto para os produtores rurais, como também para os profissionais ligados ao setor e acadêmicos. “Isso é conhecimento e enriquecimento, precisamos também nos atentar para o apensamento de cadeias e pensarmos na agroindustrialização”, destacou Arruda.

​O Fórum é uma realização entre o Sindicato Rural de Cuiabá com o Governo do Estado. Nesta terça-feira (5), a pauta do Fórum das Cadeias Produtivas discute o tema ‘Bovinocultura de corte’.

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