facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Maio de 2024
01 de Maio de 2024

10 de Outubro de 2014, 09h:25 - A | A

GERAL / AVENIDA BEIRA RIO

Lombada eletrônica aplicou 2 mil 'multas educativas'; dia 17 começa a doer no bolso

A partir do dia 17 deste mês multas educativas passarão a ser punitivas, tirando pontos da Carteira Nacional de Habilitação do motorista infrator, além de multa-lo financeiramente.

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



A lombada eletrônica instalada na Avenida Beira Rio no bairro do Porto em Cuiabá, já aplicou mais de 2.000 ‘multas educativas’ desde que foi instalada, no início de agosto deste ano. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Antenor Figueiredo, as multas não serão cobradas dos motoristas que excederam a velocidade no ponto fiscalizado. A regra foi estabelecida no Termo de Ajustamento e Condutada (TAC), firmado na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), com o Ministério Público Estadual (MPE-MT).

Segundo o secretário, a maioria dos motoristas flagrados pelo equipamento estava debochando da situação, mas a partir do dia 17 deste mês a multa passará a ser punitiva, tirando pontos da Carteira do motorista infrator de doer no bolso. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Antenor reconhece a demora na instalação dos equipamentos e disse que o problema é com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) que tem apenas um funcionário para fiscalizar vários equipamentos do Estado. “A aferição dos radares e lombadas tem que ser feita por agendamento. Uma vez instalados, se não tiver de acordo com o Inmetro, tem que ser feito uma nova agenda. Com isso, tem que ver a disponibilidade desse técnico que atende Mato Grosso inteiro”, disse.

Antenor diz que ainda faltam dois equipamentos eletrônicos que serão instalados na Avenida Miguel Sutil para serem vistoriados. “Um (radar) será colocado próximo ao Circulo Militar, porém ainda não foi instalado porque o trecho está passando por um recapeamento no asfalto. Mas acredito que até a semana que vem, já esteja apto a ser instala-lo. Já o outro será colocado próximo ao Centro de Eventos do Pantanal sentido Coxipó”, explicou.

MONITORAMENTO

A empresa vencedora do certame, Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito, deve instalar 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.

A seguir as vias onde serão instalados os equipamentos de controle e monitoramento de trânsito: Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres;

Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano. 

Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos, Tenente Cel. Duarte.

Comente esta notícia