24.02.2020 | 17h05


GERAL / VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE

Juiz alerta: 'Sexo com adolescentes não é Carnaval, é crime grave'

As famílias que vão participar das festividades, com menores de idade, devem manter-se atentas.


DA REDAÇÃO

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça  Mato Grosso (TJMT) alerta sobre a proteção da criança e do adolescente na época de Carnaval.  A CIJ lançou uma campanha de conscientização com o slogan “sexo com crianças e adolescentes não é Carnaval, é crime”.

A mobilização agrega as 79 Comarcas do Estado e tem como objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual da criança e adolescentes, no período festivo.

“Ao menor sinal de tentativa de violação de sua dignidade sexual, a vítima também pode procurar o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Polícia Militar, enfim, todo mundo que faz parte do sistema de garantias e do sistema de proteção da criança e do adolescente”, informou o juiz.

O juiz Túlio Duailibi, coordenador da CIJ, ressalta que é crime praticar sexo com crianças e adolescentes menores de 14 anos. “É crime, e crime grave! A criança e o adolescente merecem ser respeitados. Merecem ter o respeito dos cidadãos porque a gente encara a criança e o adolescente como o futuro do país”, afirmou o magistrado.

“O Carnaval é uma festa bonita, é uma tradição do povo brasileiro, e infelizmente no meio dessa festividade acontecem fatos que violam os direitos da criança e do adolescente, principalmente no que diz respeito à exploração sexual. Então, o Judiciário, bastante preocupado e na tentativa de evitar que situações como esta ocorram, tem ao longo do tempo promovido campanhas desde o início do Carnaval”, destacou o coordenador.

As famílias que vão participar das festividades, com menores de idade, devem manter-se atentas às situações, principalmente a que possa atentar contra a dignidade sexual.

“Nossa mensagem também é para os adultos, no sentido de que o Judiciário e as autoridades constituídas estarão vigilantes para coibir qualquer atentado, qualquer ação, que viole a sexualidade de crianças e adolescentes”, pontuou Duailibi.

A CIJ orienta que caso as foliões presenciem ou sofram algum tipo de assédio,  busquem as autoridades constituídas ou liguem para o Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou celular.

“Ao menor sinal de tentativa de violação de sua dignidade sexual a vítima também pode procurar o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Polícia Militar, enfim, todo mundo que faz parte do sistema de garantias e do sistema de proteção da criança e do adolescente”, informou o juiz.

 

 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Fenix  25.02.20 08h26
EXCELENTE CAMPANHA, TODAVIA TENHO QUE TECER UMA CRITICA A SUA FALA EXCELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO QUANDO ADUZ "AGENTE ENCARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO O FUTURO DO PAÍS". VEJO MERA FALACEA NESSA SUA FALA. ISTO PORQUE SE FOSSE VERDADE NÓS TERIAMOS AS MELHORES ESCOLAS DO PAIS. OS PROFESSORES TERIAM SALARIOS MELHORES PARA DEDICAREM A PREPARAÇAO EXCÇUSIVA NO PROCESSO DE TRANSMISSAO DE CONHECIMENTO. SE FOSSE VERDADE ISSO, NÃO TERIAMOS ESCOLAS SENDO FECHADAS PELO GOVERNADOR MM. SE FOSSE VERDADE ISSO O ESTADO NÃO ESTARIA INVESTINDO NA CONSTRUÇAO DE MAIS PRESIDIOS AO INVES DE ESCOLAS. SE FOSSE VERDADE ISSO O ESTADO DEIXARIA DE INVESTIR EM COMPRA DE ARMAMENTOS PARA MUNICIAR AS POLOCIAS E COMPRARIA LOVROS DE QUALIDADES E OUTROS MATERIAIS PEDAFOGICOS PARA AS ESCOLAS PUBLICAS. EXCELENCIA SAIA DA SUA SALA CLIMATIZADA AI NA VARA DA INFANCIA E VISITE AS ECOLAS PUBLICAS DE CUIABA E VARZEA GRANDE E VEJA O ESTADO DAS SALAS DE AULAS. CONVERSE COM OS PROFESSORES E ALUNOS PRA VER COMO É REGIDO A EDUCAÇAO NO ESTADO. É FACIL EM VESPERAS DE CAMPANHA POLITICA AQUELES QUE QUEREM SE REELEGER APRESENTAR GRAFICOS, FAZER VIDEOS EM STUDIOS MASCARANDO A VERDADEIRA FACE DA EDUCAÇAO NESSE PAIS. SENHOR JUIZ, PARE DE CONTAR ANEDOTAS, AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NUNCA FORAM PRIORIDADES NESTE PAIS. ISSO AI É SÓ DISCURSO. SO SERA VERDADE NO DIA EM QUE DIMINUIREM O SALARIOS DOS MINISTROS, SENADORES, DEPUTADOS, GOVERNADORES, PREFEITOS, VEREADORES,, DESEMBARGADORES. E JUIZES E PEGAR O MONTANTE EXECESSIVO E INVESTIR NA CONSTEUÇAO E REFORMA DE ESCOLAS. DAI SIM PODEMOS FALAR QUE REALMENTE O ESTADO INTERESSA NO FUTURO DAS NOSSAS CRIANCAS E ADOLESCENTES. MAS POR ENQUANTO PEÇO PARE DE CONTAR HISTORIA PRA BOI DORMIR.

Responder

6
1
Fenix  25.02.20 14h27
VEJA A NOTICIA NESTE MESMO SITE: https://www.reportermt.com.br/geral/mauro-penitenciaria-central-tera-cerca-de-3-mil-novas-vagas-e-alas-de-seguranca-maxima/109307 NAO SE VE CAMPANHA DE TOÑERANCIA ZERO CONTRA O ANALFABETISMO, CONTRA A DETERIORIZACAO DOS PREDIOS ESCOLARES. NAO SE VE TOLERANCIA ZERO CONTRA A FALTA DE PAGAMENTO DO RGA AOS PROFESOSRES. MAS V3 INVESTIMENTOS DE BILHOES NA CONSTRUCAO DE PRESIDIOS E ARMAMAMENTOS PARA AS POLICIAS. INFELIZMENTE DESDE OS PRIMORDIOS DA HUMANODADE O ESTADO FOI CRIADO PARA EXCLUIR A MAIORIA E PROTEGER O INTERESSE DE UMA MINORIA. EXPERIMENTE FAZER AO CONTRARIO, VAMOS INVESTIR NA EDUCACAO, NA FAMILIA E COMECAR A PUNIR COM PUNHO DE FERRO OS AGENTES PUBLICOS QUE PRATICAM ATOS CORRUPTOS, DAI VEREMOS MEÑHORIA SOCIAL.

Responder

2
0
Fenix  25.02.20 18h57
https://www.reportermt.com.br/poderes/mauro-autoriza-compra-de-quatro-mil-pistolas-glock-para-policias-de-mato-grosso/109175 TOLERANCUA ZERO CONTRA O ESTADO QUE DEIXA ALUNOS DO INTERIOR A ESTUDAREM EM SALAS IMPROVISADAS DE MADEIRA. VERGONHA PARA O SR GOVERNADOR QUE EM SEU DESGOVERNO INVESTE EM PRESIDIO E ARMAMENTOS PARAMILITARES. UM DIA SENHORES GESTORES AS SUAS ACOES ESTAO REGISTRADAS NOS ANAIS DA HISTORIA DO SENHOR DEUS E TODOS OS SEUS ATO SERAO EXPPSTOS DIANTE DO GRANDE TRONO BRANCO.

Responder

1
0
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO