alexametrics
03.11.2016 | 10h45


GERAL / VENDAVAL E GRANIZO

Inmet emite novo alerta de tempestade para Mato Grosso nesta quinta

Há riscos de chuvas com granizo e ventos acima de 60 km/h; Defesa Civil fica em estado de alerta


DA REDAÇÃO

A quinta-feira (3), que começou com temperatura amena e alta umidade relativa do ar pode ter a ocorrência de tempestade, granizo e vendaval. O novo "Alerta Laranja" foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A situação de risco é para todo o estado de Mato Grosso.

O aviso laranja representa uma situação meteorológica de perigo e é válido para até as 23h59  de hoje. Há riscos de chuva intensa com granizo de 100 mm/h e ventos acima de 60 km/h em todo o estado.

Os meteorologistas alertam que tempestades com fortes ventos podem derrubar árvores e também provocar alagamentos, além de elevadas descargas elétricas. Mas ainda  há também um outro alerta para o estado, o "Amarelo”, que representa uma potencial queda brusca de temperatura.

Em Cuiabá, na madrugada desta quinta, a mínima foi de 18 graus. Em Chapadas dos Guimarães (65 Km de Cuiabá) a temperatura despencou abaixo dos 15 graus. 

No interior, Rondonópolis (212 Km de Cuiabá) registrou também 18 graus na madrugada. 

Já no norte do estado, mínima ficou abaixo dos 19 graus.  

O alerta de declínio de temperatura é valido até às 23h59 desta quinta para todos os municípios de Mato Grosso. Na sexta a temperatura continua amena com mínimas abaixo de 20 graus e máximas de até 30 graus. 

CUIDADOS

A orientação para a população é buscar abrigo em local seguro quando a tempestade começar evitando locais abertos como campos e árvores.  A orientação também é não estacionar veículos próximos de torres de transmissão pois a mesma pode cair com a força dos ventos.

Na quarta-feira (2) o Inmet também emitiu um alerta de temporal para o estado. Por cerca de 40 minutos uma chuva de intensidade forte atingiu a capital e algumas cidades do interior.

Na região do Osmar Cabral, algumas árvores foram derrubadas pela força do vento, por sorte, nenhuma casa foi atingida.

Em bairros da região do Coxipó houve registro de chuva com granizo e ocorrência de raios. A sistuiação assustou as pessoas que visitavam os túmulos de familiares no Dia dos Finados.

Em Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá) a chuva, que também veio acompanhada de granizo derrubou árvores, quebrou vidros e até derrubou um poste de iluminação pública.

Até o próximo fim de semana há previsão de chuvas, que podem ser fortes em alguns pontos isolados em todo Mato Grosso.  A temperatura máxima também não deve ultrapassar os 30 graus segundo os meteorologistas. 

Inmet alerta para risco de tempestades e 'estragos' em MT; temperatura cai











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime