30.01.2015 | 13h00


RISCO DE CONFLITO

Índios fecham BR-163 armados com fechas; motoristas estão com facões



Indígenas da etnia terena, que vivem em aldeiras dentro do município de Colíder, no Norte de Mato Grosso, bloquearam a BR-163 entre Itaúba e Nova Santa Helena.

São cerca de 50 indígenas no local. Eles estão reivindicando melhorias na Saúde e Infraestrutura.

Eles denunciam postos de saúde inacabados, falta de médicos, remédios e viaturas, além de pouca infraestrutura nas bases de atendimento e a falta de combustível para carro, barco e avião. Reivindicam motores geradores e placas solares para obterem energia e conservarem medicamentos.

Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta de que há risco de conflito entre índios e motoristas impedidos de passar. Os indígenas estão armados com arco e flechas. Motoristas estariam ameaçando com facas e facões. O clima é de tensão no local.

Uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Sorriso está indo ao local para dar apoio e negociar reabertura da pista. 

Para liberar a pista, os indígenas querem uma resposta de Brasília.

Já se formou mais 20 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos. 

A superintendência da PRF conversou com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e com o cacique Serênio na tentativa do diálogo.

Já são mais de 5 horas de bloqueio.

Para evitar confronto direto, a PRF neste momento orienta motoristas a saírem do local, retornando para Santa Helena ao Norte ou Itaúba ao Sul. 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

rogerio  30.01.15 14h29
Chega a taca nesses indios poe esses camarada pra trabalhar pra ver quanto ta o litro de combustível.a povinho manso

Responder

0
0

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER