26.03.2020 | 06h59


GERAL / RESULTADO NEGATIVO

Índia que morreu em Barra do Garças não tinha coronavírus

Laboratório Central do Estado testou material genético de mãe e filha e ambos deram negativo



Uma jovem indígena que morreu na tarde de segunda-feira (23) em Barra do Garças (513 km de Cuiabá) não estava contaminada pelo coronavírus. O exame do material genético, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), deu negativo. A filha desta paciente, que está internada, também testou negativo para o coronavírus.

A jovem indígena morreu horas depois de dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ela apresentava sintomas de gripe e chegou a ficar em isolamento. Foi medicada, mas morreu horas depois.

A filha dela, que também deu entrada na mesma unidade, foi diagnosticada preliminarmente com quadro de tuberculose.

 

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade coletou material e encaminhou para análise do Lacen e aguardava este resultado para emitir um laudo oficial sobre a morte.

Em Mato Grosso, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na tarde de ontem, são 9 casos confirmados, sendo 6 em Cuiabá, 2 em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde. Há ainda 326 casos suspeitos em investigação.

Os municípios com mais casos suspeitos hoje são Cuiabá (47), Várzea Grande (31), Sinop (29), Rondonópolis (28), Campo Verde (21), Tangará da Serra (17) e Campo Novo dos Parecis (11).

 

Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

Leia mais

Índia morre após ser internada com sintomas de coronavírus

 

Rondonópolis confirma 2º caso de coronavírus; já são 5 em MT

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO