facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

10 de Janeiro de 2016, 17h:33 - A | A

GERAL / PROJETO INCLUSÃO LITERÁRIA

Incêndio destrói 5 mil livros e historiador pede ajuda recuperar obras e sede

Um curto circuito destruiu quase todo acervo literário que era disponibilizado gratuitamente a crianças e adultos de diversos municípios mato-grossenses, além da casa que abrigava a biblioteca.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O ano de 2015 terminou com muita tristeza para o historiador Clóvis Matos, idealizador do projeto social “Inclusão Literária”. No dia 30 de dezembro, um acidente elétrico causou incêndio que destruiu toda a casa que abrigava mais de oito mil obras literárias. Desse total, cerca de cinco mil livros foram totalmente consumidos pelo fogo.

Agora, o historiador promove uma campanha para reconstruir sua biblioteca e montar um novo acervo para continuar cultivando entre as crianças o gosto pela leitura

Agora, o historiador promove uma campanha para reconstruir sua biblioteca e montar um novo acervo para continuar cultivando entre as crianças o gosto pela leitura. Além de ter a biblioteca fixa, localizada no bairro Bosque da Saúde, ele monta outras pequenas unidades em pontos estratégicos de Cuiabá, além de levar sua biblioteca itinerante, a bordo de uma caminhonete, para diversas cidades do interior de Mato Grosso.“Se eu parar, entro em parafuso. Não me conformo com o que aconteceu, mas não fico quieto, tem muita gente por aí querendo ler”, afirma Clóvis. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Reprodução/Facebook

inclusão.jpg

 Clóvis Matos em uma de suas expedições literárias. 

 

A campanha para recuperação do projeto Inclusão Literária está ocorrendo em duas fases: a primeira visa reconstruir a casa queimada. São necessárias doações de materiais para construção, móveis, estantes para acomodar os livros ou qualquer valor em dinheiro.

A segunda fase pretende arrecadar livros, revistas e gibis. O acervo que restou do acidente e o que for doado está sendo guardado no Museu do Estado de Mato Grosso, na Praça da República, Centro de Cuiabá, até que tudo fique pronto na sede do projeto.

De acordo com Clóvis, muitas pessoas já doaram dezenas de livros para a nova biblioteca, mas ainda não recebeu muitas doações de materiais para a obra. Ele acredita que com a ajuda das pessoas, "tudo será até melhor" do que era antes do incêndio. 

Amigos de Clóvis já se disponibilizaram a ajudar de diversas maneiras, seja divulgando a campanha nas redes sociais ou oferecendo mão-de-obra na reconstrução da casa. O historiador, que ficou extremamente abalado com a enorme perda, também recebe pelas redes sociais o carinho dos admiradores de sua ação social. Dentre diversos comentários, se destaca o sentimento de esperança e a certeza de que o projeto renascerá das cinzas.

Para reconstruir a casa queimada. São necessárias doações de materiais para construção, móveis, estantes para acomodar os livros ou qualquer valor em dinheiro.

O PROJETO

Desde 2005, o historiador começou a ação social que visa estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes de Cuiabá e do interior. O acesso aos livros é gratuito e todo acervo é oriundo ou de doações ou comprados pelo próprio coordenador do projeto.

A segunda fase da campanha pretende arrecadar livros, revistas e gibis.

Neste último Natal, Clóvis, que também trabalha como Papai Noel há dez anos, presenteou com livros dezenas de crianças moradoras de comunidades ribeirinhas do Pantanal. Foi o projeto “Papai Noel Pantaneiro” que mostrou aos pequenos diferentes mundos criados pela imaginação. Mesmo depois do incêndio, Clóvis não desanimou de seu sonho. Nesta semana, voluntários do projeto devem percorrer a zona rural de Chapada dos Guimarães para manter as atividades lúdicas e educativas.

Quem puder ajudar de alguma forma, pode ligar nos números: 65 8135-1176/ 9287-2937.

Álbum de fotos

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Comente esta notícia