30.01.2015 | 15h07


PATRIMÔNIO CULTURAL

Governador Pedro Taques anuncia a retomada das obras do Memorial Rondon

Por decreto, Estado deve instituir 2015 como o ano de Rondon em Mato Grosso



Uma série de medidas deve ocorrer ao longo do ano para comemorar os 150 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon – o Marechal Rondon. Entre as ações programadas pelo governo do Estado está a retomada das obras do memorial que leva o nome do patrono das telecomunicações. 

O pedido de retomada das obras foi feita pelo governador Pedro Taques ao secretário de Cidades Eduardo Chiletto. Uma reunião está agendada nesta sexta-feira (30.01) com a empreiteira responsável pela construção do memorial a Rondon, localizado na comunidade de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. 

Segundo Taques, foi feito um pedido ao secretário para que cobre celeridade da empresa na construção para que a obra possa ser inaugurada no dia 05 de maio, data do aniversário de Rondon. 

“Ainda hoje nós vamos sentar com o empreiteiro porque o recurso existe para a retomada dessa obra. Nós vamos colocar uma equipe da secretaria de Cidades à disposição para apoiar no que for necessário para em maio a gente conseguir estar com a obra pronta”, afirma Chiletto. 

Aos secretários de Estado e representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Associação Amigos de Rondon, o governador disse que nos próximos dias deve publicar um decreto que torna 2015 como o ano de Rondon em Mato Grosso. 

O governo também já preparou dois modelos de selo comemorativo para celebrar os 150 anos. Um grupo de trabalho deve decidir qual dos dois deve ser usado como o símbolo oficial das comemorações. 

O selo desenvolvido pelo governo será vendido nos Correios juntamente com outro que foi produzido pela empresa, que também deve ser lançado no aniversário de Rondon. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, outra ação que precisa ser desempenhada pelo governo é a criação de uma rota turística que contemple a história do patrono das telecomunicações, fator de deve beneficiar a cidade de Santo Antônio de Leverger. 

O secretário adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luis Carlos Oliveira Nigro, ressalta que a missão do governo do Estado também é de desenvolver as comunidades do Pantanal mato-grossense. “A região de Mimoso está se tornando um pólo turístico para a Baixada Cuiabana por conta dos pesqueiros e das baías existentes na localidade. Temos que fazer um trabalho para desenvolver isso até como um atrativo para o Memorial Rondon”, diz. 

Para o presidente da Associação dos Amigos de Rondon, Ivan Pedrosa, o resultado do primeiro encontro foi positivo. “O governador se mostrou sensível ao nosso apelo para que Mato Grosso comemorasse condignamente esta data que é, inclusive, internacional. O Marechal Rondon se projetou internacionalmente e no ano passado nós comemoramos um século da expedição Roosevelt-Rondon”, destaca. 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER