19.08.2019 | 16h55


ASSUSTADOR

Fumaça de queimadas de MT e frente fria fazem dia virar noite em SP

MT é o campeão de queimadas no país com cerca de 13 mil focos de calor registrados. Número é 80% superior ao registrado no ano passado



Reportegam publicada no site UOL, mostra imagens assustadoras da cidade de São Paulo, na tarde desta segunda (19) registradas quando, por volta das 15h30 o dia virou noite na cidade e assustou os moradores. O fenômeno, De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Franco Villela, ocorre devido ao encontro de uma frente fria com ventos provenientes de queimadas no Centro Oeste do Brasil. MT é o estado que lidera o ranking nacional entre os que mais têm focos de incêndio. 

O especialista alertou para um grande incêndio florestal originado neste sábado no Pantanal, já em terras paraguaias, onde foram queimados 21 mil hectares. 

“É uma convergência entre ventos do centro e do leste de SP, com o material das queimadas que ocorreram no Centro Oeste e no Paraguai. Ou seja, é um encontro entre uma frente fria forte com ventos úmidos, e material particulado vindo dos incêndios florestais”, disse à Rádio Jovem Pan. 

MT vive dias de verdadeiro inferno por causa das queimadas em excesso. A fumaça cobre, principalmente as cidades do norte do Estado e Cuiabá, que fica numa área de depressão, formando um grande caldeirão, já que a fumaça não se dissipa. Na última semana, segundo os Bombeiros, o estado registrou 3 mil focos de calor (queimadas). De janeiro até julho foram 13 mil. O número é 80% superior ao índice do mesmo período do ano passado. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de Cuiabá, algumas regiões da cidade receberam alguns minutos de chuva nesta segunda por volta das 6h30. As temperaturas, mesmo com a chuva, permanecem altas com máxima de 35 graus. Já na terça-feira e quarta-feira (20 e 21), a previsão continua a apontar 5% de chance de chuva. As temperaturas nos dois dias são elevadas e podemn chegar a 41 graus. 

G1-MT

fuma�a.jpg

 Cidade de Cuiabá vive dias de verdadeiro inferno causado por fumaça de queimadas que vêm de todo o estado











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER