17.08.2019 | 15h43


MT EM CHAMAS

Fogo atinge milharal e canavial em fazendas no interior do Estado

As chamas são difíceis de controlar porque começaram num milharal e, com a palha muito seca, se alastrou



Um incêndio de grande proporção atingiu a lavoura de duas fazendas no município de Campo Novo do Parecis (397 km de Cuiabá).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil Municipal e a empresa Copródia trabalham no local para conter o fogo. No entanto, as chamas estão difíceis de controlar porque começaram num milharal e, com a palha muito seca, se alastrou até um canavial gerando muita fumaça na região. O tamanho da área afetada e a estimativa de prejuízo não foram informados.

Não há registro de feridos.

Esse tipo de incêndio é mais difícil para controlar devido ao tempo seco. A umidade relativa do ar, neste sábado, está em 15%. Não há previsão de chuva.

Fogo em Mato Grosso

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (65 km da Capital) pega fogo há nove dias, o que acarretou o fechamento de pontos turísticos como Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro, desde quarta-feira (14). O incêndio teve início no dia 8 (quinta-feira), próximo ao Distrito de Água Fria, zona rural do município. 

De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 3,8 mil hectares foram queimados dentro do parque, aproximadamente 11%.

No setor Norte da unidade preservada, 3.350 hectares foram consumidos pelo fogo. Ao todo, dentro e fora do parque, já ultrapassa 9.500 hectares queimados.

Segundo o coordenador da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF), pertencente ao Batalhão de Emergências Ambientais (Bea), 2º tenente Lucas de Sousa Brito, o Corpo de Bombeiros atuou como apoio, com uma equipe de 12 militares.

O fogo parou de se alastrar. “O incêndio já foi controlado, a equipe já foi dispensada. Não foi extinto, apenas controlado”, explica Brito.

Equipes do Instituto continuam atuando para o combate ao incêndio florestal.

O ICMBio ainda contratou dois aviões do tipo airtractor, que fazem o trabalho de combate aéreo.

Unidade Preservada

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação federal, que possui 33 mil hectares e fica em Chapada dos Guimarães.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER