facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

16 de Abril de 2015, 17h:45 - A | A

GERAL / CAB NÃO CUMPRE CONTRATO

Explicação de diretor na Câmara nesta quinta é adiada para semana que vem

O prazo para que a concessionária de água e esgoto conclua a universalização do sistema de abastecimento de água encerra, neste sábado (18), mas o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) já adiantou que a meta não foi atingida.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O diretor-geral da Cab Cuiabá, Antônio Dallalana, se apresentaria aos vereadores de Cuiabá, na sessão ordinária desta quinta-feira (16), para apresentar explicações ao Legislativo municipal sobre a realidade financeira da concessionária e sobre o descumprimento da meta contratual quanto à universalização do abastecimento de água em Cuiabá. 

Mas as explicações foram adiadas para a semana que vem. O diretor encaminhou um ofício a Câmara de Cuiabá no final da tarde desta quinta-feira (16) solicitando a alteração da data de sua vinda à Casa de Leis. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A expectativa era de que ele comparece ao Parlamento Cuiabano na noite de hoje (16) durante a sessão plenária. Diante da solicitação a sua vinda está pré-agendada para a próxima quinta-feira (23). 

Dallalana foi convocado para prestar esclarecimentos a cerca situação financeira da concessionária e para falar também do cumprimento da meta de universalizar a distribuição de água. 

O prazo para que a concessionária de água e esgoto conclua a universalização do sistema de abastecimento de água encerra, neste sábado (18), mas o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) já adiantou que a meta não foi atingida.

Apesar de admitir que a Cab não teria concluído seu compromisso, o prefeito descarta a rescisão de contrato imediata com a concessionária.

Antônio Dallalana foi convocado pelos vereadores porque é grande a preocupação da capacidade financeira da empresa cumprir com o compromisso firmado, já que recentemente, o Grupo Galvão, ao qual a concessionária pertence, pediu recuperação judicial na Justiça, além disso, a Cab se tornou manchete do escândalo da Lava Jato, quando seu principal acionista, Dario Galvão, foi preso pela Polícia Federal durante as investigações.

O CONTRATO

Além da universalização do acesso à água tratada, o contrato determina que a coleta e o tratamento de esgoto doméstico devem chegar a 100% da população em dez anos. Ao todo, a Cab deve investir R$ 900 milhões, sendo R$ 315 milhões nos primeiros cinco anos. A concessão tem duração de 30 anos. Ao assumir o serviço em abril de 2012, o planejamento estimava 80 mil novas ligações.

De acordo com Mendes a Prefeitura já tem um relatório detalhado sobre a fiscalização dos trabalhos realizados Cab até o momento e assim que a diretoria da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá), tomar posse deve dar início a um plano de cobrança para o cumprimento de metas e ao fornecimento de um melhor serviço.  

 

Comente esta notícia