facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

24 de Agosto de 2015, 08h:48 - A | A

GERAL / TECNOLOGIA

Evento em Cuiabá vai mostrar a tendência da tecnologia em nuvem no Brasil

A segurança é apontada como um fator importante para investir em computação em nuvem, além da infraestrutura, conectividade, até para a seleção de provedores

DA ASSESSORIA



O crescimento da computação em nuvem é incontestável no Brasil, por ser uma solução de baixo custo e que apresenta claros benefícios de produtividade. As empresas têm buscado alcançar resultados expressivos com menos investimentos e o principal desafio para os provedores de Computação em Nuvem hoje é passar segurança e confiabilidade.

Um estudo feito pela Frost & Sullivan, intitulado "Strategic Analysis of the Brazilian Companies Investments in ICT", entrevistou 313 empresas brasileiras e afirma que até dezembro de 2015, 66% delas terão, no mínimo, algum tipo de investimento na nuvem. De acordo com o estudo, hoje no Brasil 41% das empresas está investindo em algum modelo dessa tecnologia, e 42% das empresas pretende implantar até o final de 2015.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No sentido de acompanhar esta tendência mundial e a demanda crescente no Brasil, será realizado em Cuiabá, no dia 26 de agosto, um evento voltado aos empresários mato-grossenses que mostrará as vantagens dessa tecnologia. Segundo o diretor da Núcleo Tecnologia, Emerson Vargas, organizadora do evento, o objetivo é mostrar o crescimento não só da tecnologia, mas também da segurança. “Hoje o maior temor dos empresários é quanto a segurança de suas informações e dados sigilosos, mas a tecnologia tem avançado muito nesse quesito”, afirmou.

A segurança é apontada como um fator importante para investir em computação em nuvem, além da infraestrutura, conectividade, até para a seleção de provedores que oferecem esse serviço. Para o diretor comercial da Núcleo, Acimar Lisboa, o maior desafio para os provedores é construir a confiança do usuário no aspecto seguro do uso da nuvem. “Hoje a tecnologia caminha acelerado nesse sentido e muitos mitos estão sendo derrubados, mas é importante que as empresas pesquisem muito não só os serviços de provedores, como os hardwares e sistemas necessários para essa migração e, assim, melhorar seus resultados”, ressaltou.

Culturalmente, as empresas brasileiras preferem o controle centralizado. Como resultado, muitos executivos de TI equiparam o uso da computação em nuvem, com uma perda de controle. “O mundo está informatizado e conectado, a atenção está voltada ao que há de mais prático e veloz. Com a computação em nuvem, tudo isso é possível, desde a versatilidade e segurança à rapidez dos dados”, completou Vargas.

O evento Technology Night que tem como parceira a Oracle –primeira empresa de software e hardware a desenvolver e empregar sistemas empresariais totalmente habilitado para Internet em toda a sua linha de produtos – e contará com duas palestras voltadas à computação em nuvens com os temas: “Como a Oracle pode ajudar a sua empresa quando se trata da tecnologia em nuvem” e “Obtenha uma alta performance em banco de dados utilizando o Oracle Database Appliance”.

As palestras têm o objetivo de mostrar que hoje existe um alto nível de segurança em softwares e hardwares que garantem a expansão das empresas, sem perder o controle de seus próprios dados. “Os prestadores de serviços na área de comunicação em nuvem devem assegurar aos clientes que seus dados estarão seguros e inacessíveis a outras empresas”, finalizou Lisboa.

O evento Technology Night acontece nesta quarta-feira (26), às 19h, no restaurante Mahalo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3046-5353 ou pelo e-mail: [email protected].

Comente esta notícia