DA REDAÇÃO
Em abril deste ano, foram registrados no Procon Estadual 2.657 atendimentos. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento onlineconsumidor.gov.br.
A categoria 'Energia Elétrica' teve 395 atendimentos, seguido por 'Água e Esgoto' com 374 registros e 153 reclamações para 'Telefonia Celular'.
Sindec
No Sindec foram registrados 2.337 atendimentos, sendo que o setor de 'Serviços Essenciais' ocupa o primeiro lugar em reclamações, com 1.049 demandas. Liderando as principais reclamações do setor está a categoria 'Energia Elétrica' com 395 atendimentos, seguido por 'Água e Esgoto' com 374 registros e 153 reclamações para 'Telefonia Celular'.
O setor 'Produtos', com 487 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 103 procedimentos para a categoria 'Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc)', 39 para 'Geladeira e Freezer' e 36 atendimentos para 'Eletroeletrônico Importado'. O setor 'Assuntos Financeiros' ficou em terceiro lugar no ranking, registrando 419 atendimentos, sendo 125 para a categoria 'Banco Comercial', 102 para 'Financeira' e 79 procedimentos para 'Cartão de Crédito'.
A área de 'Serviços Privados' registrou 307 atendimentos, ocupando o quarto lugar no ranking, sendo 132 reclamações para a categoria 'TV por Assinatura', 37 para 'Informática' e 36 para 'Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)'. O quinto lugar do ranking é ocupado pelo setor 'Habitação', que registrou 32 reclamações, sendo 14 para a categoria Incorporação (Construtoras e Incorporadoras), 13 reclamações para 'Condomínio' e quatro registros para a categoria 'Loteamento'. O setor 'Saúde' ocupa o sexto lugar, com 31 reclamações. Em último lugar está a categoria 'Alimentos', com 12 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.
consumidor.gov.br
Na plataforma de atendimento online consumidor.gov.br foram registrados em Mato Grosso 320 reclamações. A área 'Telecomunicações' lidera o ranking com 166 registros. Em segundo lugar estão os 'Serviços Financeiros', com 66 reclamações; em terceiro lugar ''Serviços de Telefonia e Informática', com 50 registros; em quarto lugar o setor 'Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos' com 15 atendimentos; e em quinto lugar a categoria 'Demais Produtos', que teve 14 reclamações. Os setores 'Transportes' e 'Demais Serviços' registraram quatro demandas cada e a área 'Alimentos' teve uma reclamação.
Atendimento no Procon
O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.
No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.