15.10.2019 | 16h35


HOMENAGEM AO MESTRE

'Educar é uma arte e a gente faz por amor', diz professor

Edmilson Marques de Moraes, de 44 anos, conta como faz da profissão sua vocação.


DA REDAÇÃO

Os professores são pessoas que fazem parte da nossa vida por um longo período de tempo, se tornando especiais. No Brasil, celebramos no dia 15 de outubro o Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira.

No ensino fundamental, é onde mora a maioria das memórias afetivas sobre o período escolar. Com aquele profissional que ensinou a ler e a escrever, que contou as primeiras histórias do mundo, trouxe os números e fórmulas para vida dos alunos e foi construindo os primeiros saberes.

“Educar é uma arte”, afirma o professor Edmilson Marques de Moraes, de 44 anos, que atuou com o Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Escolas do Campo. Ele explica que encontrou na profissão sua vocação.

“A gente faz por amor. Eu já colhi muitos bons frutos, em sala de aula. Eu reencontro alunos, que dizem assim: professor muito obrigado, por tudo aquilo que o senhor fez na minha vida, hoje estou formado, tenho minha família, conseguir conquistar algo”, se emociona.

Edmilson ressalta que é importante formar estudantes críticos, capazes de pensar e decidir seu futuro. Ele busca ir além do livro, do quadro para aguçar a percepção dos estudantes.

“Procuro fazer com que os meus alunos consigam enxergar no dia a dia, no cotidiano, o que eles estão aprendendo em sala para darem um significado maior. Buscar cada vez mais esse interesse, o despertar pela Educação”, conta.

O professor atua há 19 anos na Educação Municipal de Cuiabá. Ele ingressou por meio de concurso e atualmente é assessor pedagógico da educação de jovens e adultos da Secretaria Municipal de Educação.

Edmilson já lecionou as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Ensino Religioso e Sociologia.  Ele relata que muitas vezes a relação aluno e professor se estendem, visto que os estudantes veem os educadores como amigos e, muitas vezes, os profissionais são procurados pelos discentes para falar sobre os problemas e pedir ajuda.

Origem 

A data foi criada inspirada na história da Educação, já que em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, deu o decreto de uma Lei Imperial que foi responsável pela criação do Ensino Elementar, no país, do qual chamou Escola de Primeiras Letras, nascendo assim, as escolas de primeiro grau.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO